janeiro 17, 2012

........................................ PRETO e BRANCO


Estive recentemente na Fundação Pierre Verger, em Salvador, compreendendo que estava no templo de um europeu com alma baiana. Excepcional fotógrafo e etnólogo, o franco-brasileiro autodidata PIERRE VERGER fotografou em preto-e-branco – e com fecunda sensibilidade - a Bahia, e os corpos que ele retratou são peitos, troncos e bundas enrijecidas pela história e pela vida dura. São homens açoitados pela escravidão numa Bahia que é graça, prazer, leveza, mas também luta. Após a idade de 30 anos, depois de perder a família, Verger assumiu a carreira de fotógrafo, usando uma máquina Rolleiflex. Durante os quinze anos seguintes, ele viajou os quatro continentes e documentou muitas civilizações que seriam apagadas logo através do progresso, publicando suas expressivas fotos em revistas como Paris-Soir, Daily Mirror, Life e Match.

pierre verger
Na cidade de Salvador, apaixonou-se pelo lugar e pelas pessoas. Seduzido pela hospitalidade e riqueza cultural que encontrou, acabou ficando. Como fazia em todos os lugares onde esteve, preferia a companhia do povo, os lugares mais simples. Os negros monopolizavam o lugar e também a sua atenção. Além de personagens das suas fotos, tornaram-se seus amigos, cujas vidas Verger foi buscando conhecer com profundidade. Quando descobriu o candomblé, acreditou ter encontrado a fonte da vitalidade do povo baiano e se tornou um estudioso do culto aos Orixás, passando a investigar a diáspora africana - o comércio de escravos, as religiões afro-derivadas do novo mundo, e os fluxos culturais e econômicos etc. Depois de estudar a cultura Yorubá e suas influências no Brasil, tornou-se um iniciado da religião Candomblé, assumindo o nome religioso Fatumbi (renascido pelo Ifá) e exercendo seus rituais como babalawó (sacerdote Yorubá). Ele definia o Candomblé como: uma religião de exaltação à personalidade das pessoas. Onde se pode ser verdadeiramente como se é, e não o que a sociedade pretende que o cidadão seja. Para pessoas que têm algo a expressar através do inconsciente, o transe é a possibilidade do inconsciente se mostrar.

As contribuições de Verger para a etnologia constituem em dúzias de documentos de conferências, artigos de diários e livros, e foi reconhecido pela Universidade de Sorbonne, que conferiu a ele um grau doutoral em 1966 — um real feito para alguém que saiu da escola secundária aos 17 anos de idade. Ele continuou estudando e documentando sobre o assunto escolhido até a sua morte em Salvador, aos 94 anos. Em seus últimos anos de vida, a sua grande preocupação passou a ser disponibilizar as suas pesquisas a um número maior de pessoas e garantir a sobrevivência do seu acervo. Seu trabalho como fotógrafo influenciou notadamente nomes consagrados da fotografia contemporânea como Mario Cravo Neto e Sebastião Salgado, entre outros. A entidade sem fins lucrativos Fundação Pierre Verger guarda mais de 63 mil fotografias tiradas por ele, como também seus documentos e correspondência.

 Algumas publicações:

“Pierre Fatumbi Verger: Dieux D'Afrique” (1954), de Paul Hartmann;
“Notas Sobre o Culto aos Orixás e Voduns” (1999);
“Fluxo e Refluxo do Tráfico de Escravos entre o Golfo de Benin e a Bahia de Todos os Santos” (1985);
“Ewé, o Uso de Plantas na Sociedade Iorubá” (1995);
“Retratos da Bahia - Pierre Verger” (l980).


4 comentários:

O Neto do Herculano disse...

Verger ainda é inigualável, mesmo com todo folclore que cerca sua figura.

O Neto do Herculano disse...

Verger ainda é inigualável, mesmo com todo folclore que cerca sua figura.

Fernando Campanella disse...

Maravilha a postagem. Parabéns. E a foto do Verger vai além do documental, capta a alma, o transe de que fala o texto. Um abraço.

Bete Nunes disse...

Antonio, gosto de aprender,de conhecer. Conhecimento é o alimento do espírito, é o que fica depois de tudo, pode e tem que ser compartilhado, mas é intransferível. Obrigada por me fazer conhecer a vida e a arte de um fotógrafo chamado Pierre Verger.

beijo pra você.