“Adquirir
o hábito da leitura
é construir para si mesmo um refúgio
de quase todas as misérias da vida.”
W. SOMERSET MAUGHAM
é construir para si mesmo um refúgio
de quase todas as misérias da vida.”
W. SOMERSET MAUGHAM
Ilustrações: FRANZ von STUCK
(1863 – 1928. Tettenweis / Alemanha)
Li pela primeira vez W. SOMERSET MAUGHAM (1874 - 1965. Paris, França) na adolescência, depois de assistir na TV uma comovente versão da 20th Century Fox de um dos seus romances. Iniciei por “O Fio da Navalha” (1944), que originou em 1946 a adaptação cinematográfica em questão, onde o protagonista, Larry Darrell, após ser ferido e traumatizado pela morte de um amigo na Primeira Guerra Mundial, viaja para a Índia em busca de um sentido para a vida. Logo a seguir, devorei “O Véu Pintado” (1925), “Contos dos Mares do Sul” (1936) e “Servidão Humana” (1915). Seu autor viveu em Paris até os dez anos. Na Inglaterra, foi educado na King's School de Canterbury, e na Alemanha, na Universidade de Heidelberg. Estudou medicina, mas o sucesso de seu primeiro romance, “O Pecado de Liza”, de 1897, conquistou-o para a literatura. A fama cresceu com aclamadas peças teatrais e a publicação de coletâneas de contos.
w. somerset maugham |
Entre
grandes romances, W. SOMERSET MAUGHAM fez sua seleção, um guia único e
inestimável. Ele ressalta que três dos livros de sua lista foram fracassos irremediáveis quando publicados pela primeira vez, referindo-se a “Moby
Dick”, “O Vermelho e o Negro” e “O Morro dos Ventos Uivantes”. “Os críticos
tinham pouco a dizer sobre eles. O público os ignorou. Isso é fácil de
entender. Eles eram altamente originais”, explicou. Como nenhuma lista é definitiva,
convido os leitores a fazerem suas próprias listas e compartilhar no site. Empolgado,
no final desse post ousei fazer duas listas bastante pessoais: “Vinte Romances
Estrangeiros” e “Dez Romances Brasileiros”. Boa leitura!
A LISTA de
MAUGHAM
01
DAVID
COPPERFIELD
(Idem, 1849, Reino Unido)
(Idem, 1849, Reino Unido)
(1812 – 1870.Landport, Portsmouth / Reino Unido)
Acompanha a vida do protagonista titular desde a infância até a maturidade. Filho de uma jovem viúva, David enfrenta uma infância difícil quando sua mãe se casa novamente com um homem rude e abusivo. Após a morte de sua mãe, ele é enviado para um internato. À medida que cresce, passa por dificuldades, amor e perda, ao mesmo tempo em que conhece uma variedade de personagens. O romance é uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal, retratando honestamente a Inglaterra do século XIX.
02
Acompanha a vida do protagonista titular desde a infância até a maturidade. Filho de uma jovem viúva, David enfrenta uma infância difícil quando sua mãe se casa novamente com um homem rude e abusivo. Após a morte de sua mãe, ele é enviado para um internato. À medida que cresce, passa por dificuldades, amor e perda, ao mesmo tempo em que conhece uma variedade de personagens. O romance é uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal, retratando honestamente a Inglaterra do século XIX.
02
GUERRA e
PAZ
(Война и мир, 1869, Rússia)
(Война и мир, 1869, Rússia)
(1828 – 1910. Yasnaya Polyana / Rússia)
Tendo como pano de fundo a era napoleônica, apresenta um panorama da sociedade russa e sua descida ao caos da guerra. Segue as vidas interligadas de cinco famílias aristocráticas, suas lutas, romances e jornadas pessoais através de um período tumultuado. Explora amor, guerra e o sentido da vida, ao entrelaçar acontecimentos históricos com as histórias pessoais de seus personagens.
03
Tendo como pano de fundo a era napoleônica, apresenta um panorama da sociedade russa e sua descida ao caos da guerra. Segue as vidas interligadas de cinco famílias aristocráticas, suas lutas, romances e jornadas pessoais através de um período tumultuado. Explora amor, guerra e o sentido da vida, ao entrelaçar acontecimentos históricos com as histórias pessoais de seus personagens.
03
Os IRMÃOS
KARAMAZOV
(Brat'ya Karamazovy, 1880, Rússia)
(Brat'ya Karamazovy, 1880, Rússia)
(1821 – 1881. Moscou / Rússia)
A relação complexa, apaixonada e conturbada entre
quatro irmãos e seu pai na Rússia do século XIX. Investiga a fé, moralidade e
redenção, enquanto cada irmão enfrenta dilemas pessoais e conflitos familiares.
Culmina em um julgamento dramático após um assassinato, que serve como um
microcosmo das lutas morais e filosóficas enfrentadas por cada personagem e,
por extensão, pela humanidade. Essa obra influenciou pensadores como Freud e Nietzsche, além de gerações de
autores ao redor do mundo.
04
04
MADAME
BOVARY
(Idem, 1856, França)
(Idem, 1856, França)
(1821 – 1880. Rouen / França)
Publicado originalmente em capítulos de jornal, causou bastante escândalo na época. Trata-se de um duro retrato da vida burguesa e seus valores. Levou Flaubert aos tribunais, acusado de ofensa à moral e à religião. Considerado um marco na literatura realista, acompanha o crescente declínio de Emma Bovary, uma mulher insatisfeita com seu casamento monótono e que busca escapar da realidade através de aventuras amorosas e fantasias românticas, levando-a a uma espiral de desilusão e autodestruição.
05
Publicado originalmente em capítulos de jornal, causou bastante escândalo na época. Trata-se de um duro retrato da vida burguesa e seus valores. Levou Flaubert aos tribunais, acusado de ofensa à moral e à religião. Considerado um marco na literatura realista, acompanha o crescente declínio de Emma Bovary, uma mulher insatisfeita com seu casamento monótono e que busca escapar da realidade através de aventuras amorosas e fantasias românticas, levando-a a uma espiral de desilusão e autodestruição.
05
MOBY DICK
(Idem, 1851, EUA)
(Idem, 1851, EUA)
(1819 – 1891. Nova Iorque, EUA)
A busca obsessiva de um vingativo capitão do mar para caçar uma baleia branca gigante que arrancou sua perna com uma mordida. A perseguição incansável do capitão, apesar dos avisos e preocupações da sua tripulação, leva-os a uma perigosa viagem através dos mares. A história é uma exploração complexa do bem e do mal, da obsessão e da realidade, repleta de ricas descrições da caça às baleias e do mar.
06
A busca obsessiva de um vingativo capitão do mar para caçar uma baleia branca gigante que arrancou sua perna com uma mordida. A perseguição incansável do capitão, apesar dos avisos e preocupações da sua tripulação, leva-os a uma perigosa viagem através dos mares. A história é uma exploração complexa do bem e do mal, da obsessão e da realidade, repleta de ricas descrições da caça às baleias e do mar.
06
O MORRO
dos VENTOS UIVANTES
(Wuthering Heights, 1847, Reino Unido)
(Wuthering Heights, 1847, Reino Unido)
(1818 – 1848. Thornton, Reino Unido)
O único romance escrito pela autora, é uma das histórias de amor mais belas e famosas de todos os tempos. Gira em torno do relacionamento intenso e complexo entre Catherine Earnshaw e Heathcliff, um órfão adotado pelo pai de Catherine. Apesar do profundo afeto um pelo outro, Catherine se casa com Edgar Linton, um vizinho rico, levando Heathcliff a se vingar das duas famílias. A história se desenrola ao longo de duas gerações, refletindo as consequências de suas escolhas e o poder destrutivo do amor obsessivo.
07
O único romance escrito pela autora, é uma das histórias de amor mais belas e famosas de todos os tempos. Gira em torno do relacionamento intenso e complexo entre Catherine Earnshaw e Heathcliff, um órfão adotado pelo pai de Catherine. Apesar do profundo afeto um pelo outro, Catherine se casa com Edgar Linton, um vizinho rico, levando Heathcliff a se vingar das duas famílias. A história se desenrola ao longo de duas gerações, refletindo as consequências de suas escolhas e o poder destrutivo do amor obsessivo.
07
ORGULHO e
PRECONCEITO
(Pride and Prejudice, 1813, Reino Unido)
(Pride and Prejudice, 1813, Reino Unido)
(1775 - 1817. Steventon, Reino Unido)
Situado na Inglaterra do início do século XIX, gira em torno da família Bennet, especialmente das cinco filhas solteiras. A narrativa explora boas maneiras, educação, moralidade e casamento numa pequena nobreza rural. Seguem-se as complicações românticas de Elizabeth, a segunda filha, inteligente e perspicaz, e seu relacionamento tumultuado com um jovem rico e aparentemente indiferente. O romance se desenrola à medida que navegam pelas expectativas da sociedade e mal-entendidos pessoais.
08
Situado na Inglaterra do início do século XIX, gira em torno da família Bennet, especialmente das cinco filhas solteiras. A narrativa explora boas maneiras, educação, moralidade e casamento numa pequena nobreza rural. Seguem-se as complicações românticas de Elizabeth, a segunda filha, inteligente e perspicaz, e seu relacionamento tumultuado com um jovem rico e aparentemente indiferente. O romance se desenrola à medida que navegam pelas expectativas da sociedade e mal-entendidos pessoais.
08
O PAI
GORIOT
(Le Père Goriot, 1835, França)
(Le Père Goriot, 1835, França)
(1799 – 1850. Tours, França)
Explora riqueza, poder, amor e status social na Paris do século XIX. A narrativa acompanha três personagens principais: um ambicioso estudante de direito que busca superar sua origem modesta; um idoso outrora rico que sacrificou tudo pelas suas duas filhas ingratas; e um criminoso astuto e implacável que manipula os outros para seu próprio ganho. As histórias se entrelaçam numa pensão, revelando as duras realidades da sociedade parisiense e o poder destrutivo da ambição e do egoísmo desenfreados.
09
Explora riqueza, poder, amor e status social na Paris do século XIX. A narrativa acompanha três personagens principais: um ambicioso estudante de direito que busca superar sua origem modesta; um idoso outrora rico que sacrificou tudo pelas suas duas filhas ingratas; e um criminoso astuto e implacável que manipula os outros para seu próprio ganho. As histórias se entrelaçam numa pensão, revelando as duras realidades da sociedade parisiense e o poder destrutivo da ambição e do egoísmo desenfreados.
09
TOM JONES
(The History of Tom Jones, 1749, Reino Unido)
(The History of Tom Jones, 1749, Reino Unido)
(1707 - 1754. Sharpham, Reino Unido)
Citado como o primeiro romance moderno. Conta a trajetória de Tom Jones, jovem charmoso e de bom coração, mas impulsivo, que é expulso da casa de sua família adotiva devido ao comportamento selvagem e amor pela bela Sophia Western. Sua jornada pela Inglaterra do século XVIII é repleta de aventuras e um elenco colorido de personagens, enquanto ele luta com sua identidade e busca a redenção. A narrativa explora temas de classe, virtude e moralidade e é celebrada por seu humor e sátira social.
10
Citado como o primeiro romance moderno. Conta a trajetória de Tom Jones, jovem charmoso e de bom coração, mas impulsivo, que é expulso da casa de sua família adotiva devido ao comportamento selvagem e amor pela bela Sophia Western. Sua jornada pela Inglaterra do século XVIII é repleta de aventuras e um elenco colorido de personagens, enquanto ele luta com sua identidade e busca a redenção. A narrativa explora temas de classe, virtude e moralidade e é celebrada por seu humor e sátira social.
10
O
VERMELHO e o NEGRO
(Le Rouge et le Noir, 1830, França)
(Le Rouge et le Noir, 1830, França)
(1783 - 1842. Grenoble, França)
Retrato psicológico detalhado de Julien Sorel, jovem que deseja superar sua origem humilde. Ele usa a inteligência e hipocrisia para avançar na sociedade francesa pós-napoleônica, que está profundamente dividida por lealdades de classe e política. A trama é uma crítica ao materialismo e à hipocrisia, à medida que as ambições do protagonista o levam a um fim trágico. O título refere-se aos uniformes contrastantes do exército e da igreja, as duas vias à sua disposição para a ascensão social.
Retrato psicológico detalhado de Julien Sorel, jovem que deseja superar sua origem humilde. Ele usa a inteligência e hipocrisia para avançar na sociedade francesa pós-napoleônica, que está profundamente dividida por lealdades de classe e política. A trama é uma crítica ao materialismo e à hipocrisia, à medida que as ambições do protagonista o levam a um fim trágico. O título refere-se aos uniformes contrastantes do exército e da igreja, as duas vias à sua disposição para a ascensão social.
Selecionei vinte
romances estrangeiros e dez romances brasileiros, por ordem alfabética. Essas
obras oferecem uma rica imersão literária, mergulhando em temas universais e
proporcionando reflexões profundas sobre a condição humana em
diferentes contextos históricos e culturais.
VINTE
ROMANCES ESTRANGEIROS
01
ANNA KARENINA
(Анна Каренина, 1877, Rússia)
Leon Tolstoi
02
O CORCUNDA de NOTRE DAME
(Notre-Dame de Paris, 1831, França)
Victor Hugo
03
DEMIAN
(Idem, 1919, Alemanha)
Hermann Hesse
04
O DIA do GAFANHOTO
(The Day of Locust, 1939, EUA)
Nathanael West
05
DOUTOR JIVAGO
(Doktor Jivago, 1956, União Soviética)
Boris Pasternak
06
FOGO FÁTUO – TRINTA ANOS ESTA NOITE
(Le Feu Follet, 1931, França)
Pierre Drieu La Rochelle
07
GIOVANNI
(Giovanni's Room, 1956, EUA)
James Baldwin
08
O GRANDE GATSBY
(The Great Gatsby, 1925, EUA)
F. Scott Fitzgerald
01
ANNA KARENINA
(Анна Каренина, 1877, Rússia)
Leon Tolstoi
02
O CORCUNDA de NOTRE DAME
(Notre-Dame de Paris, 1831, França)
Victor Hugo
03
DEMIAN
(Idem, 1919, Alemanha)
Hermann Hesse
04
O DIA do GAFANHOTO
(The Day of Locust, 1939, EUA)
Nathanael West
05
DOUTOR JIVAGO
(Doktor Jivago, 1956, União Soviética)
Boris Pasternak
06
FOGO FÁTUO – TRINTA ANOS ESTA NOITE
(Le Feu Follet, 1931, França)
Pierre Drieu La Rochelle
07
GIOVANNI
(Giovanni's Room, 1956, EUA)
James Baldwin
08
O GRANDE GATSBY
(The Great Gatsby, 1925, EUA)
F. Scott Fitzgerald
09
Os IRMÃOS KARAMAZOV
(Brat'ya Karamazovy, 1880, Rússia)
Fiódor Dostoiévski
Os IRMÃOS KARAMAZOV
(Brat'ya Karamazovy, 1880, Rússia)
Fiódor Dostoiévski
10
MADAME BOVARY
(Idem, 1856, França)
Gustave Flaubert
11
MEMÓRIAS de ADRIANO
(Mémoires d'Hadrien, 1951, França)
Marguerite Yourcenar
12
1984
(Idem, 1949, Reino Unido)
George Orwell
13
O MORRO dos VENTOS UIVANTES
(Wuthering Heights,1847, Reino Unido)
Emily Brontë
14
MORTE em VENEZA
(Der Tod in Venedig, 1912, Alemanha)
Thomas Mann
15
NOSSA SENHORA das FLORES
(Notre-Dame-des-Fleurs, 1943, França)
Jean Genet
16
PASSEIO ao FAROL
(To the Lighthouse, 1927, Reino Unido)
Virginia Woolf
17
O RETRATO de DORIAN GRAY
(The Picture of Dorian Gray, 1890, Irlanda)
Oscar Wilde
18
Se um VIAJANTE numa NOITE de INVERNO
(Se una Notte d'inverno un Viaggiatore, 1979, Itália)
Italo Calvino
19
SOB o SOL de SATÃ
(Sous le Soleil de Satan, 1923, França)
George Bernanos
20
O TALENTOSO RIPLEY
(The Talented Mr. Ripley, 1955, EUA)
Patricia Highsmith
DEZ ROMANCES BRASILEIROS
01
CANGACEIROS
(1953)
José Lins do Rego
02
CORPO VIVO
(1962)
Adonias Filho
03
CRÔNICA da CASA ASSASSINADA
(1963)
Lúcio Cardoso
04
GRANDE SERTÃO: VEREDAS
(1956)
Guimarães Rosa
05
A MENINA MORTA
(1954)
Cornélio Penna
06
ÓPERA dos MORTOS
(1967)
Autran Dourado
07
A PAIXÃO SEGUNDO G.H.
(1964)
Clarice Lispector
08
SÃO BERNARDO
(1934)
Graciliano Ramos
09
O TEMPO e o VENTO
(1949 - 1961)
Érico Veríssimo
10
TERRAS do SEM-FIM
(1943)
Jorge Amado
w. somerset maugham |
9 comentários:
W. de Shakespeare ; Gabriel García Márquez; Victor Hugo ;G. Flaubert ; L . Tostói ; F. S Fitzgerald; J. W. Goethe ; .....
O primeiro livro da minha lista é Diário de uma paixão. O segundo é As pontes de Madison. O terceiro é Xógum, o quarto é Taipan e o 5° é O Físico.
Li a maioria, mas há muito tempo. Gostei da lista, que excluiria alguns e incluiria outros. Ler é viajar..
Maugham é o meu escritor favorito desde os 16 anos.
Meus livros: Os irmāos Karamazov, de Dostoievski, Notas do subsolo, Dostoiévski,; Padre Sérgio, de Tolstoi; Por quem.os sinos dobram Hemingway; Luanda Beira Bahia, Mia Couto; Servidáo humana, Somerset Maughan; Memorial.do convento, Saramago. Talvez algum mais q não me ocorre agora. Boa noite, amigo.
Li muito deles.
Li uns três.
Li quatro deles. Maravilhosos.
Tolstoi, Dostoiévski, Turgueniev, Philip Roth, Gogol, Machado de Assis, George Orwell, Franz Kafka, Miguel de Cervantes, Thomas Mann, Jacob Wassermann, Hermann Broch, Eric Voegelin, Jorge Luiz Borges, Adolfo Bioy Casares, Camões, Olavo de Carvalho, Roger Scrutton, Christopher Dawnson, Júlio Verne, Joseph Conrad, Charles Dickens, Aldous Huxley, Homero, Petronio, Suetonio, Virgílio, Chesterton, Ortega y Gasset, Carl Sagan, Arthur Koestler, Philip K. Dick... todos esses eu tenho em casa.
Postar um comentário