dezembro 30, 2024

..................... MENTIRAS, VINGANÇA e CONSÓRCIO AUTORITÁRIO

 


“O Brasil não aguenta mais dois anos de Lula da Silva”
manchete da revista estadunidense FORBES
 
Ilustrações:
FERNANDO BOTERO
(1932 – 2023. Medelin / Colômbia)
 
 
RETROSPECTIVA: BRASIL 2024
 
No conforto do Palácio do Planalto, o suposto presidente mitômano tenta a todo custo nos fazer crer na falácia de que no Brasil não há qualquer problema no horizonte. Seu cinismo otimista afirma em pronunciamento nacional que a nossa economia cresce, a democracia é cada vez mais sólida e que no seu desgoverno reina acima de tudo a competência. O brasileiro não mais acredita nesse mundo de maravilhas, desprezando inclusive a militância fanática da Globolixo e demais mídia mercenária. Até mesmo parte da minguada esquerda já pulou fora do Titanic vermelho, consciente de que não haverá, como prometido em campanha, fartura de picanha e cervejas, somente corrupção e cabide de emprego para os “cumpanhêros”. A disparada do dólar, a inflação galopante, o endividamento generalizado, a violência assustadora, o colapso das universidades federais, o rombo das estatais, queimadas e desmatamento na Amazônia e no Pantanal, o aumento vertiginoso dos combustíveis e a elevação de impostos não são administrados com seriedade pelo “paladino da pobreza”.
 
Desonesto e decadente, cúmplice de ditadores, colocado pelo Supremo Tribunal Federal e suas urnas eletrônicas malditas para destruir o Brasil conservador, o sapo barbudo é desprezado pelas pessoas de bem. Sem seguidores, aliados de confiança ou amigos e, pior que tudo, sem o voto do povo, não coloca os pés nas ruas sem ser insultado, chamado aos gritos de ladrão. Sobrevive com uma horda de bajuladores agarrados em cargos públicos. Analfabeto e vingativo, enche as fuças de pinga, no rastro de uma vida de vícios, perversões (afirmou em entrevista na “Playboy” que na juventude fazia sexo com animais) e conspirações. De caráter dissimulado, enganava na maior naturalidade sua esposa, mãe de seus filhos, a galega rica da Avon, Dona Marisa Letícia, com a amásia casada, Rose Noronha, em aventuras eróticas aéreas. Eu nunca acreditei na sua integridade moral e intenções políticas. No início da cafajestada, sem opção decente, votava nos tucanos, de FHC a Aécio. Como disse o professor Maurício Mühlmann Erthal, “Lula foi uma espécie de 'boneco de vodu' atirado pelo diabo em nosso país para que jamais saíssemos da miséria ou pudéssemos experimentar qualquer felicidade.” Mas tenho fé em Deus que ele tem os dias contados e será jogado no lixo da História.
 
O Brasil está em uma encruzilhada. Continuar pelo caminho atual significa estagnação e retrocesso. Mergulhado em um abismo econômico e social sem precedentes, não há uma política fiscal séria. O desastroso pacote de corte de gastos não passou de marketing fajuto, não anunciando medidas reais para frear a gastança absurda da administração petralha, norma desde o início do mandato do Cachaça. Ele parece dizer: “o povo que se exploda”, culpando as fake news, Jair Messias Bolsonaro, Roberto Campos Neto e os empresários pelos problemas gerados por sua própria incompetência e interesses escusos. Prega publicamente a fraternidade, mas nos bastidores articula maldades contra aqueles que o colocaram na prisão ou são ideologicamente conservadores. O “governo para todos” mencionado é falso. Sua terceira patroa, deslumbrada, cafona e sem classe, abusa dos cofres públicos em viagens luxuosas, hospedagens em hotéis cinco estrelas, eventos fanfarrões e compras caras. De codinome “Esbanja”, promove ministros sem méritos e aproveita irresponsavelmente da condição privilegiada. Mas tudo passa e a História é imperdoável. Sua hora e vez vai chegar.

 
Há uma perseguição insana aos anti-comunistas, um ódio escancarado aos bolsonaristas e a sanha por controlar o que pode ou não pode ser dito nas redes sociais. Não respeitam o Estado Democrático de Direito. Com a cumplicidade do consórcio STF-PF-Forças Armadas, os capatazes do Partido das Trevas ignoram as liberdades individuais e os direitos humanos. Resumindo: o Brasil acossado em um dos seus piores momentos. Não temos mais uma Constituição. O ministro Alexandre de Moraes, em conluio com outros togados, reprime perversamente a oposição ao Nove Dedos, cometendo toda a sorte de atrocidades. Desrespeita o devido processo legal, condena patriotas honestos que nada devem à Justiça a 17 anos de cadeia, sob a acusação de tomar parte num “golpe de estilingue”; promove inquéritos ilegais, prisões preventivas por tempo indeterminado, tornozeleiras eletrônicas, julgamento por lotes, punição por falar o que ainda não se falou, contas bancárias bloqueadas, jornalistas em autoexílio, passaportes confiscados e mandatos cassados.
 
O ano de 2024 foi de lascar. Jamais esqueceremos tal infâmia. Com uma polícia política inspirada na Gestapo de Adolf Hitler, corruptos, traficantes e homicidas são postos em liberdade e recebem de volta furtos milionários. Não há limites para nada, tudo é permitido, até mesmo mortes impunes acontecem, como a do patriota Clezão, que faleceu no presídio da Papuda. Em nome de uma democracia imaginária, sofremos uma ditadura, numa crueldade que reafirma a falta de humanidade socialista. Estamos sendo espancados pelos nossos algozes, em um poder autoritário que lembra a crueldade nazista, comunista e fascista. Não me surpreenderei se censurarem as redes sociais e construírem campos de concentração para silenciar adversários, desafetos e gente que incomoda o governo. Afinal, todo regime de esquerda se torna uma ditadura.

 
Para milhares de brasileiros 2024 não foi bom. Felizmente nada é para sempre. Isso precisa ter fim. Com uma frágil esperança e o coração na mão, aguardamos 2025 sob o comando do libertário Donald Trump. O que vem por aí? Não sei responder. Sei que o Supremo tem audácia para nos massacrar sem dó nem piedade. A imprensa internacional e o Congresso norte-americano já se manifestaram contra os abusos do judiciário brasileiro. As coisas estão mal, a oposição vem sendo calada e perseguida, mas os rumos da Nação podem mudar repentinamente, para melhor ou para pior. A História da humanidade comprova, e quase sempre condena a tirania e vence o bem. Há uma perplexidade coletiva. Confesso que estou apenas com um fio de esperança. A Constituição foi rasgada e o Congresso Nacional é fraco, medíocre e só quer saber de emendas. Na verdade, nada mais podemos fazer dentro das quatro linhas. Mas não há mal que dure. Espero. Então, o que resta é uma robusta reação popular, pacífica, com o povo nas ruas parando o país! Não há outra opção. Chega do “bundamolismo” impatriótico, covarde e masoquista da sociedade tupiniquim.
 

POLÍTICA: os MELHORES de 2024
 
MELHOR JORNALISTA
J. R. Guzzo
 
MELHOR COMENTARISTA POLÍTICO
Ana Paula Henkel
 
MELHOR PROGRAMA POLÍTICO
Oeste Sem Filtro
(São Paulo, SP)

 
MELHOR JORNAL
Gazeta do Povo
(Curitiba, Paraná)

 
MELHOR PORTAL de NOTÍCIAS
Diário do Poder
(Brasília, Distrito Federal)

 
MELHOR REDE SOCIAL
X (ex-Twitter)
 
MELHORES DEPUTADOS FEDERAIS
Caroline de Toni (PL – SC)
Marcel van Hattem (Novo – RS)
Nikolas Ferreira (PL – MG)
 
MELHORES SENADORES
Cleitinho (Republicanos – MG)
Marcos Rogério (PL – RO)
Rogério Marinho (PL - RN)
 
MELHORES GOVERNADORES
Jorginho Mello (PL – SC)
Ronaldo Caiado (União Brasil - GO)
Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos – SP)
 
MOMENTO POLÍTICO do ANO
A vitória de Donald Trump
 

andré carrilho

21 comentários:

Mara Belmonte disse...

Faço minhas as suas palavras, amigo...

Mary Júlia Santos disse...

👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns!! Crônica impecável!!

Mary Júlia Santos disse...

Paralisação urgente!!

Mary Ferreira disse...

Eu não sei o que o povo está esperando para reagir.

Eurides S Lemos disse...

Bem vindo à ativa meu amigo, achei muita falta das suas observações sobre esse desgoverno, o qual nós mortais não encontramos palavras para descrevê-lo em meio a tanta dor e sofrimento do povo principalmente dos que foram enganados, como aqueles patriotas do dia 8/01, e tbm de nós que estivemos sempre na luta pelo nosso Brasil livre. Abraço ❤️‍

Durval Carvalhal disse...

Perfeito:
"Felizmente nada é para sempre. Com uma frágil esperança e o coração na mão, aguardamos 2025".

Yanê Amorim Mendes disse...

Concordo com vc.

Ivonete Monteiro disse...

Sentimos todos, amigo.Mas haverá luz no final!💜

Rosy Miguel Barbosa disse...

A Espiritualidade Maior continue nos amparando!🙏🙏❤️

Helena Mendes disse...

Feliz 2025 que seja o ano abençoado e de libertação.

Celia Soares disse...

Deus no comando. A tempestade vai passar. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

Mary Lucy Reboucas Batista disse...

Triste realidade, mas Deus é maior na Terra de Santa Cruz, não podemos perder a esperança.

Arthur Cardenes disse...

Já chegamos no fundo do poço!!!

Claudete Jorge Ferrer disse...

Que Triste Realidade.....Onde Chegamos!!
Não Iremos Sucumbir!!
Há Esperança!!
🙏🙏🙏

Ruth Trovo disse...

Já estamos no fundo do poço.

Jane Giordani Seifert disse...

Sintetizou tudo.

Lurdinha Teles disse...

Faço minhas todas as suas palavras, que dão embasamento à seu texto ,bom demais. Destaco as palavras do professor Maurício Erthal muito apropriadas para o cachaceiro bandido .
Obrigada por ter lavado minha alma.

Tina Figueiredo Melo disse...

Uma triste realidade...
Ainda não perdi a esperança , porém a cada dia está mais difícil mantê-la.

Luzia Lepre disse...

Já estamos no fundo do poço amigo!!

Dilson Sampaio da Fonseca disse...

Você tem razão, mas, como restam as individualidades em si mesmas, desejo-lhe 2025 melhor, voto este extensivo a sua família.

Marcelo Bayma disse...

Hoje o monstro autoritário tem 11 nomes, 11 safados que tomaram de refém o país. Um congresso abestalhado, corrupto. uma PF que virou cadelinha de ministro. Sua crônica não poderia ser mais atual.