fevereiro 06, 2021

................................................. DIFERENTE dos OUTROS



Não sou de inventar coisas, mas de contá-las. Minha vida, como a de quase todos, é junção de vitórias e derrotas. A radiografia dessa existência revela um triunfo sobre a ignomínia e a maldade, luz contra o desalento e a depressão. Resumindo, rejeito o mal e procuro ser justo, vendo além das aparências.

Amo profundamente a vida, mas perdi o encantamento pela humanidade há anos. Acredito que os valores morais apodreceram, os sentimentos murcharam, as relações sociais são vazias. Tornei-me um misto ambíguo de desilusões e instintos. Enfrentei adversidades, resisti ao infortúnio e sou coerente quanto ao que creio.

Não me incomoda estar sozinho. Eu e plantas, livros, filmes, música, um bom vinho. Adoro dançar na sala com fantasmas e cozinhar com requintes de Babette somente para mim. Sem rancor, compreendi que o ser humano é capaz das piores maldades. Mente, engana, trai, rouba, mata, despreza, abandona, faz intrigas.

Acredito na arte, ela é um antídoto contra a mediocridade e a desfaçatez do nosso tempo. Sei o valor do cinema e da literatura, que ensina que a imaginação, mais que um refúgio, é uma arma para se enfrentar a realidade adversa. Seria preciso dar um sentido para a vida, mas as coisas, em geral, não têm sentido.

Envelhecer me fez renascer, ver o mundo como realmente é. A beleza física, a lealdade e o carisma me foram benéficos por décadas. Frequentei a intimidade de gente importante, desprezando o puxa-saquismo e o ilegal. Tive sorte. Casei, descasei, fui amado, amei sem limites. Restou o funeral do romantismo.

Conheci o mundo, palácios, museus, teatros, festivais de cinema, desertos, florestas, rios, catedrais barrocas, hotéis cinco estrelas, a neve, montanhas. Publiquei livros, ganhei prêmios, entrevistei celebridades para os principais jornais do Brasil e Portugal, divulguei jovens artistas, escrevi como um alucinado.

Jovem politicamente alienado, em 2015 despertei, lutando pelo impeachment de Dilma Rousseff. Nunca mais parei. Fui às ruas, vesti verde e amarelo, apoiei a Lava Jato, consegui centenas de votos para o nosso Capitão, chorei com os absurdos do STF e me envergonhei da imprensa suja. Descobri a importância de ser patriota.

De homens pequenos o Brasil está cheio. Pequenos na alma, na postura e na visão de mundo. Graças a crença num país melhor via Bolsonaro, perdi empregos, tentaram me matar, fui sabotado, fecharam-se portas. Não me queixo. Estou preparado para o melhor e o pior. Agradeço por sobreviver dignamente.

Estou exilado numa cidade solar e insossa, eu que sempre entreguei o coração ao afeto, ao culto, ao poético e ao intenso. Não sou de lágrimas, apenas me encantaria viver no campo, numa cidade pequena, numa ilha discreta, noutro lugar, longe, muito longe, do convívio urbano nordestino supostamente sedutor.

Quero muitos anos de vida, mas não receio a morte. De braços abertos, confio no divino, e sei que os espíritos, os anjos, podem ser contrapontos a transitoriedade dos corpos. Não tenho razões para me arrepender. Nada de ressentimentos. Não tenho temperamento para isso. Sou um poeta em paz. Por que vou mudar?



60 comentários:

Sonia Vella disse...


Incrivelmente me vi...💅💅💅Bravo 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Lourdinha Teles disse...


Não é retórica.O coração e a alma falam.❤❤❤

Maria Jose Zezé Saffi Boso disse...


Desnudou sua alma , nesse texto . Sou sua fã , sabes disso . Em frente mas...cuide-se , o mundo precisa de pessoas como vc .

Teresa Garcia Gonçalves disse...


Muitos anos de vida pra você, meu virtual e importante amigo! Lembre-se que muitíssimas pessoas sentem prazer em vir aqui à sua página e o têm como um lenitivo e uma esperança de dias melhores! Que seus dias sejam os melhores possíveis, esteja onde estiver.😘😘😘😘 E parabéns pelo lindo texto! Perfeito!😘

Aracy Mendes disse...

És muito valente Deus Abençoe 🙏🙏🙏.

Humberto Luiz Nunes disse...


Corajoso, e muito!!! Isso que vc é!!! Além de todas as outras qualidades, como inteligência etc etc!!!

Evanilde Maioli da Silva disse...


Belíssimo e introspectivo texto, mostra -nos o seu caminho cheio de curvas, ora belas paisagens e ora triste e sombrias, mas viveste intensamente sua vida iluminada.

Tania Lippelt disse...


Maravilhoso!! Texto rico em detalhes e perfeito!! Avante!! O mundo precisa de pessoas como você. 👏👏❤😍

Selma de Cássia disse...


Consegui ficar ainda mais sua fã e te admirar mais , e reconheço nas suas palavras algumas semelhanças com minha trajetória de vida...Minha vida sempre foi e ainda é bem mais humilde que a sua, não frequentei lugares glamurosos no exterior e nunca fui amiga de celebridades, mas em um momento eu também cansei da humanidade e das pessoas, e ás vezes lembro de tudo o que passei, de tudo o que fiz por certas pessoas, das vezes em que escapei da morte (2) por sorte ou providência divina, e penso que tudo daria um bom livro de contos...Hoje convivo bem com os que preciso ter contato, mas na realidade o único lugar onde me sinto bem e onde não sinto falta de nada, é na solidão á qual me recolhi há tempos.

Ivany Constantina Jesus disse...


Eu tbm me vi em vários aspectos nesse excelente texto.

Marlene Maria Schwertner disse...


Resumindo: És Autêntico!

Carlos Reis disse...


Parabéns por tudo que já fizestes até hoje na vida, Antonio Nahud ! E que, com certeza fará ainda muito mais. Seu patriotismo e suas narrativas, sempre firmes e bem colocadas, nos encantam! 👏👏👏👏👏

Francisca Adami disse...


Me ví,em quase tudo. Força e Fé para o meu amigo virtual,a quem admiro. É o que lhe desejo,embora ,no fundo saiba que você as tem.

Nilson Ramos disse...


Belo texto !
👏👏👏

Ana Almeida disse...


Obrigada por nos presentear com palavras e opiniões firmes e esclarecedoras que nos faz refletir nesse momento crítico do nosso país.

Leda Luiza Bottega Fenzke disse...


.Que lindo teu texto conta a tua vivência
Se cuide precisamos de você ...
Você é autêntico ..lutador .....q Deus te abençoe..

Sonia Macluf disse...


Parabéns pelo texto.
As palavras saíram do coração, isso é ser transparente.
Perfeito 👏👏👏

Maristela Gerhardt disse...


Um exemplo para nós e um patriota importante para o nosso Brasil! ♥️💋

Wilma Regina Ciasca disse...


Maravilhoso e eterno, como sempre!!!!!
Continuo amando seu espírito!
Beijos no coração!

Ines Maria Mazzarotto disse...


Maravilhoso!! Texto rico em detalhes e perfeito! 👏

Vera Matos disse...


Um guerreiro , não foge a luta , força e fé !!!

Flavia Lia Arantes disse...


Antônio você é jovem ainda e vai ver coisas maravilhosas acontecerem. Só ficou mais maduro, seguro e dono da sua vida. Você tem a admiração de muita gente ,amamos você.

Filonice Silva Souza Pinheiro disse...


Aí está a sua história. Lembro-me daquele menino sentado no seu canto da carteira, e hoje, o que eu posso dizer? Um homem sério no que diz, filho amoroso e tantas qualidades nobres. Que guie seus passos hoje e sempre. Saudades!!!

Hilda Dal Cortivo Frasson disse...


Antonio Nahud , você é muito especial.Uma pessoa linda,sempre atenta .O teu brilho vem de dentro.

Ivany Constantina Jesus disse...


Vc é um querido e um ser raro.
Brilhante seu relato que expôs sua alma com lealdade.
Ah... és tbm um excelente poeta.👏🏽👏🏽👏🏽❤
Eu senti vontade compartilhar.

Maria Cristina Rosa Vieira disse...


Lindo texto já o admirava agora mais ainda.
👏👏

Noemi Mensch disse...


Endosso quase .. mas quase tudo o que escreveu..sou quase, quase igual a vc ..👏👏👏

Eurides S Lemos disse...


Você é nota 10 meu amigo. Parabéns. Texto perfeito, tudo no lugar...!

Vera Lucia Gaspar disse...


Perfeito!
Só acrescentou mais respeito e Admiração!
Amo Vc Menino, bjsss

Roberto Ferreira disse...


Parabéns p/ texto! Siga em frente c/ força.

Valdiva Biancate Woguel disse...


Te conheci nas redes sociais em 2016 e de cara me encantei. É uma pessoa maravilhosa. Ainda é jovem, te desejo plena felicidade, sucesso e paz ! Contribui muito com suas reflexões e luta por um país melhor. Obrigada por sua amizade, te amamos!

Janyce Nazário disse...


Nunca te vi, mas sei o qto é precioso querido amigo! Belo texto👏👏👏👏👏

Rita Muniz Calumby disse...


Bela história👏🏻

Ana Valadares disse...


maravilhoso!
você é muito especial!

Jacy Maria Borba disse...


Parabéns pelo belo texto e pela linda história de vida.
Siga em frente com força e luz. Que Deus te cubra de bênçãos hoje e sempre. Beijos 1000 pra você.
😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘

Marília Palombini disse...


Muito bom conhecer mais dos amigos virtuais! Gostei do seu texto e da sua história, me identifiquei com muitas coisas. Continue em frente, temos muita luta ainda, amigo! 😊😘

Vania Maria Frazatto disse...


Parabéns, lindo texto 😘

Ton Miranda disse...


Eis um patriota!!🇧🇷💚❤️

Liliane Medeiros Machado disse...


Nahud você é um ser humano ❤

Bosco Andrini disse...


D+, lindo pra caramba..

Sandra Brunow Freitas disse...


Parabéns!!
Você faz a diferença!

Ana Maria Borocco disse...


Li de um folego! Desabafo para lavar a alma, sua e a de quem se importa! Voce ainda é novo. Eu, na curva descendente mas tendo despertos sentimentos patrioticos nunca antes imaginados! Bjos!

Taniellen Ciconini Valcanaia disse...


Uau...🤗❤️👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Perpeta Feitosa Mendanha disse...


Que Deus te ilumine pra q vc mantenha essa lucidez e essa clareza da vida. Sou sua fã. ❤️

Iara Neves disse...


Permaneça sempre abençoado! 🙏

Ma Vina disse...


De alma aberta para o Mundo! Amei sua história! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Marcelle Maron disse...


Um beijo com muito carinho em seu coração sempre pulsante

Cleiciana V Lucas disse...


Lindas palavras de desabafo com certeza meu amigo!
Este é mesmo o Júnior que eu conheço, e que muito mais ainda tem para nos contar pela frente.
Grande beijo com saudade!!!
😘❤️🙏🍀

Nilvia Victorino Mendonça disse...


vc é uma pessoa especial e humana adorei te conhecer um pouquinho !

Conceição Sá disse...


Retratos da vida! Sempre gostei muito de vc! Desse seu interior meio magivo d prifundamente real! Saudade! Bjs!

Dede Martins disse...


Somos muito parecidos, amo livros e solidão, gente não me faz falta, so tem algo que me entrego sem medo, aos animais , so a eles tenho apego, nem filhos quis ter , ainda bem que me casei c/ alguém que me entende, bom de forma contrária, não estaria comigo!!!

Yanna Medeiros disse...


Antonio Nahud vc é um grande companheiro, amigo e leal.. Assim como a literatura, a música, as plantas e Puck, eu sou agraciada com sua amizade e tenho muito orgulho de tê-lo por perto, compadre. Amo você 🌻😍🐾

Edina Barbosa disse...

Antonio Nahud , a internet nós trouxeram coisas boas e não tão boas, mas só o fato de conhecer virtualmente pessoas como você me deixa muito feliz ❤️❤️❤️❤️❤️

Silvana Terra Almeida disse...


Encantadoras palavras.. 👏👏👏

Clarice Zipperer disse...


Amei conhecer a trajetória de sua vida bastante intensa e privilegiada, descrita com olhos de alguém que agora se sente pleno e em paz. É isso que todos nós buscamos!

Sergio Ricardo Prazeres Brandao disse...


Cada dia mais consciente do poder de transformação que habita nas orações, no famoso “esconderijo do altíssimo “. Elas influenciam em nossas vidas em níveis físicos, intelectuais e espirituais; sem contar as mudanças ocorridas no mundo à nossa volta devido à influência das mesmas.
Eu sou fã!
Um bom dia à todos! Que o Espírito Santo seja sempre invocado por todos nós, pecadores, que esperamos no Senhor do universo físico e quântico.
A paz de Cristo, amados filhos da Luz.

Mary Santana disse...


Vc é especial!! Amo muito!❤

Luzia Lepre disse...


Parabéns!! VC é uma pessoa iluminada por Deus 🙏🙏

Luiza Picoli da Silveira disse...


Adorei...

Filonice Silva Souza Pinheiro disse...


Falar o que? Diga sempre o que a razão e o seu coração sentem. Amo ler suas postagens, não pare nunca!!! Seja feliz.🥰