A
primeira vez que entrevistei SEBASTIÃO SALGADO, em 1997, ele estava lançando em Lisboa o livro “Terra” (com prefácio de José Saramago e CD de Chico
Buarque). 18 anos depois, voltamos a conversar, desta vez em Paris - à beira do
canal Saint-Martin -, na casa do fotógrafo e sede da Amazonas
Images, a agência que fundou em 1994 com sua mulher, Lélia, depois de sair da
Magnum. Foi uma longa e intimista entrevista, publicada no
potiguar “Novo Jornal”. O olhar descolorido sobre os contrastes sociais que marcam
a sua fotografia fez de sua trajetória, iniciada nos anos 1970, um
testemunho épico da luta do homem pela sobrevivência.
Entre
2004 e 2012, SEBASTIÃO SALGADO visitou cinco continentes, em mais de 30 viagens
para regiões quase sempre inóspitas, como Sibéria, Galápagos e Papua Nova Guiné.
Pela primeira vez, documentou, como frisa, “outros animais além do homem”.
Retratou paisagens, fauna, flora e comunidades humanas que ainda vivem dentro
de suas tradições ancestrais, imunes às transformações impostas pelo modo de
vida contemporâneo. Resultou um GÊNESIS, em que ele deixa de lado os
instantâneos de exclusão, miséria e opressão humana para revelar, com seu
inconfundível registro em preto e branco, o que ainda se mantém quase intocado
no planeta. A mudança do foco da desigualdade social para a natureza praticamente
preservada que marca o projeto se deu em grande parte pelo envolvimento de
fotógrafo com questões ecológicas. Em Minas Gerais, ele e a mulher mantêm desde
1998 o Instituto Terra, pelo qual desenvolvem um projeto ambiental no Vale do
Rio Doce. A
exemplo de ensaios como “Trabalhadores” (1986 - 1992) e “Êxodos” (1994 - 1999), GÊNESIS é monumental. Além do livro e da exposição que tem rodado o mundo, ainda gerou
um documentário, “Sal da Terra” (2014), dos cineastas Wim Wenders e
Juliano Salgado, filho do fotógrafo, que concorreu ao Oscar de Melhor
Documentário. Selecionei trechos de minhas e diversas outras entrevistas, onde SEBASTIÃO SALGADO
explica seu novo projeto e sua visão de mundo.
“Nossa
espécie é nova, mas tomou conta do planeta. Escravizamos as outras espécies. Se
tivéssemos a capacidade de enxergar a vida como uma evolução de dezenas de
milhares de anos, compreenderíamos a nossa origem e o nosso lugar, até concluir
algo simples e importante: somos natureza.”
“Hoje
somos extraterrestres no nosso próprio planeta, não conhecemos nada sobre
pássaros e plantas. Não temos a noção de que somos apenas uma espécie no meio
de milhares. As árvores, por exemplo, são as responsáveis em manter a água no
solo e o oxigênio no ar. Mas a cada dia cortamos mais árvores e poluímos mais a
água e o ar. Temos que voltar em direção à Terra.”
“Tinha
acabado de lançar o Êxodos e estava deprimido, afundava no pessimismo. Vi coisas terríveis na África
e na antiga Iugoslávia. Pensei então em um projeto para denunciar a destruição
e a poluição das florestas.”
“A
gente não está seguro da nossa sobrevivência. Hoje, com o extermínio de floresta e uma série de coisas que está
acontecendo, uma série de vírus, de bactérias que nós não dominamos, o conjunto
hiper-grande nas grandes cidades de uma espécie só está gerando uma série de
desequilíbrios. É uma série de indicadores de que a coisa não está funcionando
direito. Possivelmente estejamos em instância de sermos expulsos do planeta para ele viver em equilíbrio. Se a
gente compreender isso e voltar a viver em comunhão com o planeta, você tem uma
possibilidade grande de se reintegrar e viver.”
“É
fabuloso. Uma vez em Galápagos, eu vi um albatroz voltando de viagem, porque
eles viajam uma semana e voltam. Eles têm uma grande capacidade de se manter no
ar. Mas são péssimos para aterrissar. Eles se embolam, saem cheio de poeira. E
ele veio andando para a namorada dele. Uma cena maravilhosa! Ele vem dançando.
Ela vai dançando. Eles se aproximam. Não se tocam, voltam atrás, roçam a beira
da asa, voltam. Uma cerimônia que dura meia hora. Até que tem um momento em que
eles tocam o bico. Mas quando tocaram o bico, ele se mandou de um lado, se
escondeu e ela também. Aí eu perguntei ao guia o que ouve. “Ele acabou de
descobrir que não era a namorada dele”. É muito fabuloso. E eles são fiéis a
vida inteira. Ele descobriu que estava fazendo uma traição. Foi um drama! Tão
fantástico.”
“Fisicamente
foi muito duro. No norte da Etiópia, por exemplo, saímos de uma cidade chamada
Lalibela com destino ao Parque Nacional de Simien. Em linha reta, são 850
quilômetros. Fizemos esse caminho a pé pelas montanhas, porque não tem
estradas. No trajeto, passamos três vezes dos 4 mil metros de altitude. Essa
viagem foi excepcional. Eu já tinha 64 a 65 anos, e conseguir
fazer um trajeto desses nesta idade é um desafio. Descobri
coisas que nenhuma das pessoas que foram comigo sabiam.”
“Fotografia
é minha forma de vida, o que eu penso, meu aparato de ideias, minha ideologia
inclusa. Não faço para convencer ninguém, faço pelo que tenho prazer, pelo que
me revolta, pelo desejo de ir a algum lugar, pela grande curiosidade. Tudo isso
junto deu na minha fotografia. Não fotografo para mudar a ideia de ninguém. Se
as pessoas tomaram minha fotografia como exemplo, referência que as influenciou
o que posso fazer, entende? Mas não fiz nem faço nesse sentido, de fotografia
como militância ou para mudar a cabeça das pessoas.”
“A
fotografia, na realidade, é a memória da sociedade. São cortes representativos,
são momentos que você faz da sociedade. É a verdadeira linguagem universal. A
maneira de escrever cada um tem a sua, com uma vantagem para a fotografia. Ela
não precisa de tradução. É realmente uma linguagem fabulosa.”
“Não
sou rico, não tenho a quantidade de dinheiro necessária para viajar o ano
inteiro como diletante. Durante oito anos passei dois meses em cada lugar,
depois um mês editando. Acabei fazendo 32 reportagens para grandes revistas
nesse período. Não é fácil. Minhas primeiras fotografias eram vendidas a US$
100, US$ 150, hoje tenho imagens que valem US$ 100 mil. Mas isso não faz de mim
um homem rico.”
“Me
desloquei para uma região a uns 300 quilômetros em linha reta ao norte de
Santarém, no Pará. Eles são isolados e fazem parte do grupo linguístico
tupi-guarani, o que nos faz saber que são originários da costa brasileira.
Foram andando para o meio da selva em um movimento que, calcula-se, levou uns 3
mil anos até chegarem onde estão hoje. Eles têm uma cultura riquíssima, e os
homens e as mulheres são muito lindos.”
“A
fotografia mudou muito, mas o objeto artístico, de alta qualidade, continua do
mesmo jeito. A grande revolução do digital foi a destruição da fotografia de
papel. Antigamente, a gente saía de férias com uma maquineta, na volta o
fotógrafo do bairro copiava o filme, você colocava as fotos num álbum, chegava
alguém na sua casa e você mostrava. Na festa de aniversário, todo mundo tirava
foto. Passados uns anos, você olhava outra vez aquelas fotos e via seus meninos
já rapazinhos. Era realmente a sua história, a sua memória. Hoje, com esse
negócio de fotografar tudo com o telefone, as pessoas fotografam muito e não
copiam para papel, não guardam. Acabam trocando de fone, perdendo as imagens.
Hoje você não vive com a imagem, mas com a tomada dela, a emoção da hora, e não
se volta muito a ela depois. Daqui a pouco, você tem milhares de fotos, e
aquilo não te interessa mais. Resultado: aquela memória
fabulosa que a gente tinha com a fotografia acabou.”
“Eu
passei mais de 40 anos fotografando aspectos sociais, imagens às vezes duras.
Chegou uma hora que eu queria ver o planeta. Tive uma vontade de
me aproximar da natureza e da ecologia. E tive de me organizar para fazer isso. Foram oito anos. Me ofereci o maior presente que uma
pessoa pode se dar na vida.”
“Com
dois anos de preparação, oito de fotografia e mais dois de pós-produção, passei
grande parte da minha vida dentro desse projeto. Foram, em média, oito meses
por ano viajando, naquele que talvez possa considerar o período mais rico da
minha carreira. Gênesis fecha um ciclo com os projetos que fiz antes, sobre as
guerras na África, trabalhadores e refugiados. Agora, tive a chance de conhecer
locais fabulosos e aprender a respeito da minha relação com o planeta e com
outros seres humanos. Convivi com grupos que representam o que fomos 10 mil
anos atrás. Fui bem recebido. O homem é um ser gregário por natureza. Minha
impressão é que a agressividade surgiu depois de certa organização espacial.”
“Possivelmente
sou um dos fotógrafos que mais trabalhou em fotos sociais no mundo e acho que
não poderia ter feito outra coisa melhor. Mas há uma década fiz uma pesquisa e
descobri que praticamente metade do planeta estava como no dia da Criação. Isso
é espantoso se pensarmos no formigueiro humano que se tornaram as grandes
cidades. Então me coloquei como desafio fotografar esses lugares”.
“Quando
você passa um tempo com as pessoas e elas compreendem o seu trabalho, que você
deseja mostrar a dignidade, a personalidade delas, a maneira como vivem, elas
têm orgulho de participar. Os nenets, do norte da Sibéria, por exemplo. Eles
montam e desmontam suas casas todos os dias. À noite a gente comia junto,
discutia junto questões cotidianas. Se eles matam uma rena, também tomam o
sangue, e sempre aparece alguém com uma garrafa de vodca. É como uma família.
Aprendi com eles algo que nós perdemos na nossa sociedade: o conceito de essencial.
Temos uma quantidade enorme de coisas. Compramos, acumulamos e não usamos. Se
você der aos nenets um presente que eles não possam transportar no trenó, eles
não aceitam. Eles possuem apenas o necessário para subsistir em uma condição
climática extrema e são tão felizes quanto uma pessoa que vive em um grande
apartamento em São Paulo.”
“No
início da história escrita da humanidade, na antiga civilização egípcia,
pessoas já habitavam a Floresta Amazônica. Temos a obrigação de conhecer e
proteger esse legado cultural e ambiental.”
“Concebi
esse trabalho como uma homenagem ao planeta. Decidimos identificar as partes
puras do planeta, no sentido de ajudar a preservá-las.”
“Uma
viagem maravilhosa. É quase uma fotografia antropológica. Posso dizer que tem
horas que faço uma viagem no tempo, no Velho Testamento. Você vai vendo as
diferenças no que diz respeito aos humanos, aos outros animais. Comecei o Gênesis nas Ilhas Galápagos porque li um
pouco a Teoria da Evolução das Espécies, do Charles Darwin. Fui para lá para
tentar compreender o que ele compreendeu. Eu ia de barco de ilha em ilha. As
tartarugas galápagos evoluíram diferente de uma ilha para outra. Foi uma escola fabulosa.”
“Para
eu fazer uma foto direitinho, para eu poder fotografar o animal de perto, tenho
que ter uma aproximação. Ele tem que me autorizar a entrar no território dele.
Tive de encontrar uma forma para poder fotografar as tartarugas, e a única
forma foi me colando de joelhos, na altura dela. Ela veio se aproximando de mim
e eu comecei a andar devagarinho para trás. Ela compreendeu que eu estava
respeitando o território dela. A partir daí ela veio direto, se aproximou,
começou a me olhar. Eu respeitei a distância, a dignidade e pude trabalhar sem
problemas. Quando isso acontece, você começa a ver que contaram uma mentira
imensa, que nós somos o único animal racional. Todos são racionais dentro da
racionalidade deles. E você descobre que está num planeta integrado,
autodependente. E nós, como animal que dominou, não vemos, não respeitamos. Nós
destruímos o habitat, dominamos, executamos. A nossa urbanização é uma
expulsão.”
“Ecologia nunca foi considerada dentro do orçamento de nada. A mata foi um lugar do qual as pessoas aprenderam a ter medo. Até
pouquíssimos anos, desenvolvimento e progresso era destruir a floresta.”
“Na
realidade, eu tenho uma oportunidade de frequentar cortes representativos de
sociedades que estão em várias idades. Eu estava trabalhando com um grupo em
Sumatra, e também os bushmen no Botswana, que é um grupo de caçadores e
coletores que vivem exatamente como viveram há cinco mil anos. Eles vivem da
caça, não conseguem plantar nada. Para eles, o conceito de agricultura não
existe. Eles extraem da natureza o que a natureza dá para eles. Eles vivem no
Deserto de Kalahari e são capazes de tirar raízes que dão água suficiente para
um grupo de oito a dez pessoas beberem durante um dia. Eles conhecem o que pode
comer ou não, como a cobra pica. Eles conhecem a natureza como a linha da mão
deles. Eles ainda têm uma varinha que com três ou cinco segundos eles preparam
o fogo. Andar com eles em janeiro, na época de chuva mostra que eles fazem um
abrigo em poucos minutos antes da chuva cair.”
“O
grupo do Sumatra tem um conceito de religião que já esta nas coisas. Você tem
um deus na natureza que você tem que honrar. Por exemplo, eu queria caçar
macacos com eles. Eles disseram que para eu poder ir eles tinham de pedir
autorização aos deuses. Mas quais deuses? Deuses da plantas, do vento… Eles têm
que caçar um porco do mato numa cerimônia, que, na realidade, é uma captura.
Eles trazem o porco do mato e sacrificam. E eles pegam uma parte perto do
intestino do porco e colocam contra o sol e leem se eu posso caçar com ele ou
não. E para eles não tem um Deus que vive no
firmamento. É o vento, as árvores…”
“Eu
tenho um iPod de 60 gigas que tem mais ou menos uns 800 CDs completos. Levo
tudo. Onde eu viajo levo minhas músicas. Ouço música brasileira. Adoro música
clássica. Todos os países que vou eu procuro as músicas interessantes. Leio
muito, principalmente porque estou muito dentro de avião. Em relação ao cinema,
eu vejo também. Eu tenho um filho, que faz cinema. Tenho outro filho, o
Rodrigo, que tem Síndrome de Down, que é pintor. Estamos ligados ao mundo da
imagem. E a Lélia é uma das melhores diretoras artísticas que conheço. Ela tem
capacidade visual e gosto fino. A imagem é nossa vida.”
“As
duas únicas linguagens que não necessitam de tradução são a fotografia e a
música. E a fotografia é, possivelmente, a linguagem mais acessível e universal
que possa existir.”
A exposição GÊNESIS divide-se em cinco núcleos geográficos
PLANETA SUL
Da
Antártica e da Patagônia, há paisagens de geleiras e animais como pinguins,
leões-marinhos e baleias. Outras fotos mostram a fauna e a flora das Ilhas
Malvinas (Argentina), das Ilhas Diego Ramírez (Chile) e das Ilhas Sandwich
(território britânico, pertencente às ilhas da Geórgia do Sul).
SANTUÁRIOS
Inclui
paisagens vulcânicas e a fauna do arquipélago Galápagos (Equador), além de
povos isolados e da vida selvagem na Nova Guiné, na Guiné Oeste, em Sumatra
(ilha da Indonésia) e na ilha de Madagascar.
ÁFRICA
Nos
desertos da Namíbia e do Saara, uma série de lugares pouco visitados. Há os gorilas encontrados nas fronteiras de Ruanda, Congo e
Uganda. Entre as tribos, os Himba da Namíbia, os Dinkas do Sudão e os Omo
Sul da Etiópia, além de povos do Deserto Kalahari, em Botswana, e de ancestrais
comunidades da Etiópia.
TERRAS do NORTE
Paisagens raras do Alasca, do Colorado (EUA) e do Parque e Reserva Nacional
Kluane (Canadá). Há cenas do extremo norte da Rússia, incluindo o local
de reprodução do urso polar, na Ilha Wrangel, e a península de Kamchatka, na
ponta mais oriental do país. Mostra ainda a população indígena Nenet
do norte da Sibéria
AMAZÔNIA e PANTANAL
Na
Floresta Amazônica, povos indígenas como os Zo’e do Pará, que até os
anos 1980 estavam isolados. Na Venezuela, o Tepui, as formações
geológicas mais antigas da Terra. Do Pantanal, a
vida selvagem.
SEBASTIÃO SALGADO
Nasceu
em 1944 em Aimorés, Minas Gerais. Estudou Economia na Universidade Federal do
Espírito Santo e tornou-se um dos maiores fotojornalistas do mundo, tendo seus
trabalhos “Êxodos” e o atual “Gênesis” como referência fundamental na
fotografia. Também trabalhou nas principais agências de fotografia do mundo, a
Magnum e a Gamma. Em 1981, ganhou fama mundial após ser o único
fotógrafo a registrar a tentativa de assassinato do então presidente dos
Estados Unidos, Ronald Reagan. Em Paris, mantém a agência Amazonas Images, pela
qual percorre diversos cantos do mundo em trabalhos que investigam a relação do
homem com o trabalho e a natureza e povos em diferentes níveis de sociedade.
ANTONIO NAHUD entrevista SEBASTIÃO SALGADO
Novo Jornal, RN, 2015
Novo Jornal, RN, 2015
31 comentários:
Obrigado, Nahud, pela entrevista bacana e pelo espaço generoso no seu primoroso blog. Quando voltar a Paris, venha tomar um café conosco na sede da Amazonas Imagens. Abraços.
'O Sal da Terra' será meu próximo Drops para a Diversos Afins. Emoticon smile
Devorei o sal da terra
Olhar e olhares...luz e sombras,retratos da vida.
Uma obra de arte.
Impresionante
Magistral!
Nahud, sua sensibilidade artística é digna de louvor.
La bellezza di una foto e ricalcare ogni istante di ciò che vedi ma il tuo cuore fotografa l'anima del tempo
A sombra realça a luz: Uma concentração quase hipnótica.
Suas fotos são de uma simplicidade levada ao maior nível da sofisticação.
belo, muito belo!
Maravilha. Tudesco as foto do Sebastião Salgado me emocionam e o Sal da Terra foi uma sensação desconhecida q me levou das lágrimas ao sorisso!
Parabéns para todos que participaram do documentário sobre sua trajetória!! Simplesmente maravilhoso e emocionante,
Very honest and compassionate
Linda trajetória, obrigada por compartilha-la.
Encantada!
honra honra honra
Salgado est un seigneur
Que sonho entrevistar Sebastiao Salgado. Antonio Nahud sou fã de Sebastiao Salgado, Tenho seus livros , fui a exposição Gênesis em SP e assisti o Sal da terra. Sonho ainda conhecê-lo.
Coisas que Aquecem.
Espetacular!
You are a very high man, I am happy to listen and to read your words
Puoi dare senza amare ma non puoi amare senza dare
.. Eu gosto muito de fotografia, eu acho que tenho algumas fotos que tão boas.. Mas eu gosto de tantas coisas.. Agora estou apaixonado pelo computador.. Quantas possibilidades!!!! Mas tu tens algumas coisas que saem da esplicação!
Parabéns Sebastião Salgado, o Gênesis é ralamente um trabalho fantástico. Sou Equatoriano e tive a oportunidade de lançar recentemente um livro sobre Galápagos "Ilhas Encantadas". São lugares que majestosamente revelam o milagre da criação e nos colocam diante da grandeza e da fragilidade da Vida.
Parabéns Antonio Nahud pela excelente entrevista.
Forte abraço.
Maravilhoso!!! Belíssimas fotografias que parecem mais uma pintura.
Genial. A obra-prima de Salgado.
Fotografias maravilhosas!
Preciosas obras. Con una mistica sagrada...y este luz!...
Homem 'encantado'
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