fevereiro 28, 2023

.......................... ANTONIO NAHUD: DOZE VEZES ENTREVISTADO

antonio nahud entrevistado por pinto júnior no conexão potiguar


A entrevista é feita para traçar um perfil do entrevistado. Nela constam informações sobre hábitos, história de vida e outras curiosidades relevantes sobre a pessoa em questão. O segredo de uma boa entrevista está na preparação adequada do entrevistador, na elaboração prévia de um bom roteiro, levando sempre o máximo de informações sobre o entrevistado e o tema de que ele vai falar.

Entre as definições possíveis do termo entrevista, a explicação que mais se destaca é que se trata de um diálogo voltado à produção de informação. Do mesmo modo que são muitas as definições de entrevista, também são inúmeras as formas de entrevistar. Fui entrevistado dezenas de vezes - no Brasil, Espanha e Portugal -, ao longo da trajetória literária, por jornalistas competentes ou outros nem tanto.

Dei entrevistas para jornais, rádios, tvs e sites. Dividindo-me entre um e outro, trilhei caminhos entre os diferentes veículos de comunicação - com suas abordagens, seus mecanismos e a necessidade de traduzir o mundo para quem lê, ouve e assiste. Houve uma época, entre 2013 e 2017, que praticamente toda semana recebia convites para entrevista. Ao assumir um posicionamento político conservador e bolsonarista, as portas da mídia se fecharam. Confesso que não me afetou em nada.

Confira abaixo algumas entrevistas que dei para jornais impressos.

01
Título: PROCURO SUPERAR o CONVENCIONAL na LITERATURA
Jornal: Diário de Natal (Natal, Rio Grande do Norte)
Entrevistador: Hayssa Pacheco
Data: 29 de janeiro de 2003
 

“A escrita é o centro da minha vida – uma vida confusa, contraditória, como todas as vidas – e é nela que encontro um padrão, uma ordem, uma coerência. A minha escrita vem de uma ansiedade silenciosa. É uma coisa íntima. Descobre-se tanto acerca de mim lendo os meus textos!”

02
Título: VIAGEM INSÓLITA
Jornal: Diário de Natal (Natal, Rio Grande do Norte)
Entrevistador: Moisés de Lima
Data: 06 de abril de 2003
 
 

“Penso na vida com admiração e sensibilidade, mesmo vivendo tempos brutos.”

03
Título: CONVERSANDO com ESTRELAS
Jornal: O Jornal de Hoje (Natal, Rio Grande do Norte)
Entrevistador: Ailton Medeiros
Data: 12 de março de 2003
 

Nahud não entra na vida privada de seus entrevistados. Seu interesse exemplificado pelas perguntas bem elaboradas é tirar as máscaras exibindo sem retoques para o leitor. O resultado é surpreendente.

04
Título: Às AVESSAS
Jornal: Agora - Banda B (Itabuna, Bahia)
Entrevistador: Vera Rabelo
Data: 02 de agosto de 2003
 

Escolhi a carreira profissional certa. Tenho uma trajetória profissional digna. Se a cada dia me afasto mais das redações é porque os jornais, infelizmente, estão nas mãos de dirigentes que veem o jornalismo apenas como uma tarefa puramente ideológica, publicitária e lucrativa, enrolando e anestesiando o leitor.

05
Título: NÃO ESCREVO PARA OFENDER NINGUÉM
Jornal: Tribuna Cultural (Feira de Santana, Bahia)
Entrevistador: Maria João Serrano
Data: 27 de novembro de 2005
 
 
No ofício literário acredito ser importante identificar sensibilidades ao longo do nosso caminho existencial. É uma maneira de não as silenciar, de compreendê-las, de respeitá-las. Ao mesmo tempo, escrevo atento à intuição, ao misterioso, ao lúdico, ao transe cinematográfico. A meta é celebrar as coisas simples da vida, a relação com o outro, com o invisível ou conosco mesmo.

06
Título: POETA QUE ENTREVISTOU JOSÉ SARAMAGO VISITA VALENÇA
Jornal: Jornal Valença Agora (Valença, Bahia)
Entrevistador: Adriano Pereira
Data: 21 de fevereiro de 2006
 

Morar no estrangeiro nos apresenta outro idioma, outros costumes e também a solidão. Ao sentir que estamos soltos na vida, lutando sozinho pela sobrevivência digna, resulta em uma grande força interior e provoca inúmeros recursos inesperados. É um renascimento.

07
Título: PROJETOS de um REGRESSANTE
Jornal: Agora - Banda B (Itabuna, Bahia) 
Entrevistador: Kleber Torres
Data: 01 de abril de 2006
 

De volta ao Brasil, o jornalista, que trabalhou no Agora, traz na bagagem experiências do refinamento do espectador literário europeu associada à vontade de desenvolver trabalhos em sua terra natal.

08
Título: O DESEJO de VIAJAR é TAMBÉM DESEJO de SABER
Jornal: ABXZ – Caminho das Letras (Itabuna, Bahia)
Entrevistador: Gustavo Atallah Haun
Data: junho de 2006
 
 

Escrevo para agradar a minha pessoa. O leitor é apenas consequência do ofício. Nenhum escritor deve idealizar a compreensão perfeita do leitor. O importante é o encontro de simpatias, de emoções, de tentativas de um desvendar o outro. Quanto aos críticos, certa vez Jorge Amado me disse que eles não ensinam ninguém a escrever. Eu concordo.

09
Título: ATÉ BREVE
Jornal: JH – Primeira Edição (Natal, Rio Grande do Norte)
Entrevistador: Ailton Medeiros
Data: 30 de novembro de 2006
 

Nasci na mais bela das fazendas de cacau: a Bela Vista. Para festejar o nascimento do seu primeiro filho, meu pai fechou a praça central do pequeno povoado pertinho da nossa fazenda, contratou uma banda caipira, convidou a comunidade, mandou fazer uma enorme fogueira e foi uma noitada de comes, bebes e danças. É o que dizem. A recordação está em algum canto secreto do meu coração.

10
Título: SEMPRE ACHEI o CINEMA um MUNDO TODO PRÓPRIO
Jornal: Revista Papagú (Mossoró, Rio Grande do Norte)
Entrevistador: Cefas Carvalho e Andressa Vieira
Data: Agosto de 2011
 

O cinema é um mundo encantado. Fui um adolescente problemático. Mesmo com cinco irmãos, eu era reservado, tímido e solitário. Então eu canalizava a vida para a leitura e o cinema. Lia jornais, livros de ficção, gibis e fotonovelas. Via filmes na TV e aos domingos no cinema. O cinema sempre me seduziu com suas imagens, tramas e personagens. Via como um mundo mágico paralelo.

11
Título: PEQUENAS HISTÓRIAS do DELÍRIO PECULIAR HUMANO
Jornal: O Jornal de Hoje (Natal, Rio Grande do Norte)
Entrevistador: Daniela Pacheco
Data: 14 de maio de 2012
 
 

Escrever é excitante, uma viagem! O que procuro nessa viagem? Consolação, justificação, alegrias, inocência, tolerância, resiliência, amor à vida. Assim tem sido minha trajetória literária.

12
Título: CONTOS de SABOR CINEMATOGRÁFICO
Jornal: Tribuna do Norte (Natal, Rio Grande do Norte)
Entrevistador: Yuno Silva
Data: 17 de maio de 2012
 
 

Sexo, cinema e literatura; jazz, terror e urbanidade. A combinação dessas palavras dá forma ao novo livro de contos do jornalista e escritor baiano. O livro traz 64 textos minimalistas e viscerais girando em torno de sentimentos comuns a qualquer mortal.
 

Nenhum comentário: