julho 16, 2016

............................................................ MORVAN: ENCONTRO MARCADO

morvan por antonio nahud, 2014

Não quero me prender a algo que me defina, prefiro acreditar na maior liberdade possível do Ser. 

Morvan em entrevista a Daniela Pacheco
Jornal de Hoje, RN
17 de maio de 2012.

Fotos:
MORVAN FRANÇA


Magnífico fotógrafo, coração do bem, meu Amor. O que produziu e nos legou é de uma delicadeza e densidade raras vezes vistas no Brasil em tal gênero artístico. Nasceu em 22 de maio de 1987, em Belo Horizonte. Geminiano irreverente, criativo e teimoso, como eu. MORVAN FRANÇA viveu um ano em Dublim, na Irlanda, outros tantos em São João del-Rei (MG) e Natal (RN).

Imagens de sua autoria publicadas em blogues, revistas e jornais potiguares. Diretor fotográfico na revista “Ícone – Turismo e Cultura no Nordeste”. Sua “A Face Oculta” recebeu Troféu Cultura de Melhor Exposição de 2013/RN. Morreu no dia 07 de julho de 2016, uma quinta-feira, em Galinhos, Rio Grande do Norte. Aos 29 anos.

Partiu desse planeta para nunca mais voltar. Parou de se questionar, e, certamente, foi muito bem recebido pela energia acolhedora do Universo. Nós vivemos juntos cinco anos. Ele me fez rir, sonhar, preencheu-me com sua presença bonita e vasta sensibilidade. “A arte tem o papel de nos elevar um pouquinho, por curto espaço de tempo, do nosso próprio egoísmo”, disse-me na primeira conversa.

antonio nahud por morvan
Ao conhecê-lo, estava há uma semana em Natal, vindo de Minas estudar biologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sem relações na cidade. Apenas um príncipe solitário. Um príncipe que citava o mestre Rosa: “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.”. O meu coração disparou. E felizmente, o dele também. É difícil não nos sentirmos incendiados num romance sem vilania e ao mesmo tempo tranquilo, sossegado, onde coube a arte e o seu reverso, a emoção, sem se estorvarem mutuamente.

“A bolsa tem prazo de validade de seis meses, logo voltarei”, avisou-me após o beijo que selou o encantamento. Louco de amor, percebi estar diante do Rimbaud sonhado desde sempre. Iniciamos ali um eletrizante encontro de sentimentos emblemáticos. Pura fatalidade. ENCONTRO MARCADO pelo destino.

Nunca mais voltou de vez a sua estimada terra. E não gostava nem um tiquinho de Natal ou da vivência universitária local, desiludido com a mediocridade de professores e colegas. Saudoso de São João del-Rei, queixava-se. Ranzinza, dizia que no Brasil as diversões idiotas tomaram o lugar da cultura. Com educação e firmeza, enfatizava o sublime vazio generalizado.

O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando.

GUIMARÃES ROSA
“Grande Sertão: Veredas”

morvan e antonio nahud 
em galinhos, 2015
Nos primeiros dias, deixou a república de estudantes, veio morar comigo, inicialmente no bairro do Satélite. “Não namoro sério. Minhas histórias são sem compromisso, afirmou, desconfiado, continuando: “Não pretendo me casar”. Não foi o que aconteceu. Durante anos grudamos. Contou-me seu passado familiar, estudantil e amoroso. Recordações da infância na fazenda do tio. Revelei-me através da arte. Sobre a vida real, 100% não dava, MORVAN ciumava brabo!

Nossas conversas resgatavam, seguramente, a excelência da vida, cujos assuntos transgrediam a forma do debate comum, vislumbrando não só o relato dos acontecimentos cotidianos, bem como da visão da literatura, das artes plásticas, da religião, da ciência, passando pela dor do existir, pelos problemas decorrentes da profissão de escritor, sem falar nas incursões pelo cinema e teatro, por exemplo, e mesmo sobre as relações homossexuais.

Contei dos dias de aventureiro. Uma narrativa longa, prolixa, cheia de pormenores. Falei das ruas de Tanger, de alegres passeios a Baello Claudia. E das tardes passadas no bosque La Selva, deitado na relva, dos banhos de mar. Era uma história que eu expurgara cuidadosamente o erotismo, evitando conflitos.

Nas conversas sem fim, varando madrugadas, lembrei que há cidades belas e cruéis, como Rio de Janeiro. Ou elegantes e céticas, como Berlim. Ou densas e obsessivas, como São Paulo. Recordei para ele o ano passado em Londres. Céus cinzentos e gente indiferente como a própria natureza. Não havia sentimentalismos, nem excessos de paixão, nem verdades com maiúsculas. 


Trocávamos identificações artísticas. Um sugerindo ao outro fascínios cinematográficos, literários, musicais, fotográficos. Ele não suportava shows. Eu tinha visto todos os shows do mundo. Entretanto, muitas vezes, repentinamente, ele fazia espetáculo para mim, em casa. Cantava, dançava, interpretava poemas. Eu estava no paraíso das ilusões.

Guardamos os segredos ao lado de tudo o que não dizemos. Nesse grande sótão escuro há de tudo, há aquilo que não dizemos porque temos medo, porque temos vergonha, porque não somos capazes; há aquilo que não dizemos porque desconhecemos, ignoramos mesmo, apesar de estar lá, em nós. Os segredos são assim. Eles estão lá, podemos visitá-los, assistir a eles, sabemos as palavras exatas para dizê-los e, muitas vezes, temos tanta vontade de contá-los. Mas escolhemos não o fazer.

Passávamos horas jogando Quest, vendo documentários, cozinhando. Ele cozinhava bem. Principalmente massas. Utilizava receitas muito simples, mas o resultado era uma explosão de sabores. O seu espaguete à carbonara era maravilhoso. Nos finais de semana de boa disposição, arranjava os pequenos defeitos da casa, de descarga quebrada a pia entupida, numa extraordinária habilidade manual.


Todas essas Presenças em Ti: Estrelas, insetos, as árvores, a água, o fogo, o sangue, os ossos, respirações, os Olhos, os outros homens, tudo isso vivendo, / como se vivesse / Flor das mais estranhas. / E tu estás em todas, / e Todas / estão em ti.

VICENTE FRANZ CECIM
“Canção da Criança Mais Alta”

Aprendia violão dedilhando Bossa Nova, outras vezes utilizava a cozinha para treinar ágeis passos de capoeira. Ele não sabia, mas a beleza desabrochava em cada uma de suas provocações naturais. Eu alimentava suas excelentes vontades artísticas. Pena que quase sempre ele perdia o interesse no meio do caminho.

Incentivei o fotógrafo ao perceber o seu talento nato em retratos meus, e a satisfação que fluía dele ao fotografar (odiava ser fotografado!). Esboçamos um projeto para esse sonho vingar, desde a aquisição da boa máquina fotográfica à exposição do lançamento oficial, “A Face Oculta”. Apresentei a MORVAN fotógrafos e pensadores, de Susan Sontag a Gilles Deleuze, de Pierre Verger a Miguel Rio Branco, de Henri Decae a Sven Nykvist.

Ele tinha dificuldade em absorver a rotina, prazos, horários, estabilidade. Acordava tarde, estudava pouco. Ouvia com prazer Nina Simone, Beck, Uakti, Ednardo, Mozart, Jim Morrison, Janis, Chet Baker, Amy, Zeca Baleiro, Cássia Eller, Miles. Beijava-me inesperadamente, jogava-me no chão, rolava os nossos corpos como se fosse menino.

luminária desenhada e executada
 por morvan
Praticamos leituras domésticas de peças teatrais. “Romeu e Julieta”, “Branca Dias”, “Bodas de Sangue”. Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Oscar Wilde, os meus textos. Ele interpretava e dirigia, interrompendo a leitura para me criticar. Furioso, dizia que eu não me concentrava, não mergulhava na alma da personagem. Era verdade. Às vezes ele jogava o texto na parede, outras recomeçava do primeiro ato. De expressivo talento dramático, poderia ter sido um ator de renome.

Numa noite, embriagados, ele se emocionou com a minha fala sobre Ítaca. Não fosse a Ítaca de Homero – ou o longo caminho de volta -, não fosse a vida. Um outro poeta grego, Konstantinos Kaváfis, abordaria diferente este caminho de volta, criando uma das mais belas metáforas da jornada em busca de nossos sonhos. Enquanto na Odisséia o drama se concentra nas dificuldades de chegar, e no sofrimento da mulher amada, na poesia de Kaváfis ele pede exatamente o oposto a Ulisses: que aproveite o caminho, e viva tudo o que precisar viver.

Quando você partir, em direção a Ítaca,
que sua jornada seja longa
repleta de aventuras, plena de conhecimento.

Não tema Laestrigones e Cíclopes
nem o furioso Poseidon;
você não irá encontrá-los durante o caminho,
se você não carregá-los em sua alma,
se sua alma não os colocar diante de seus passos.

Espero que sua estrada seja longa.
Que sejam muitas as manhãs de verão,
e que o prazer de ver os primeiros portos
traga uma alegria nunca vista.
Procura visitar os empórios da Fenícia
e recolha o que há de melhor.
Vá as cidades do Egito,
e aprenda com um povo que tem tanto a ensinar.

Não perca Ítaca de vista,
pois chegar lá é o seu destino.
Mas não apresse os seus passos;
é melhor que a jornada demore muitos anos
e seu barco só ancore na ilha
quando você já estiver enriquecido
com o que conheceu no caminho.

Não espere que Ítaca lhe dê mais riquezas.
Ítaca já lhe deu uma bela viagem;
sem Ítaca, você jamais teria partido.
Ela já lhe deu tudo, e nada mais pode lhe dar.

Se, no final, você achar que Ítaca é pobre,
não pense que ela lhe enganou.
Porque você tornou-se um sábio, e viveu uma vida intensa,
e este é o significado de Ítaca.

antonio nahud, morvan, 
ana cláudia e juninho
Recebemos visitas de seus pais amorosos, do irmão; e da melhor amiga, uma belga, Véronique. Ele lembrava algumas vezes de ex-colegas mineiros que gostava. Não levava a sério nossos conhecidos. Dissimulados, desejam nossa separação, criticava. Jantando com ele e amigas, meio alto de vinho, contei detalhes pitorescos de um antigo relacionamento com um norte-americano. Ele permaneceu em silêncio, sinistro. No dia seguinte entregou-me uma folha seca, enorme. Nela, escrito em nanquim fragmentos de Clarice Lispector em “Água Viva”, um dos seus livros favoritos. Guardo essa relíquia:

Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão. Quem não é perdido não conhece a liberdade e não a ama. Assumo a minha solidão. Sou só e tenho que viver uma certa glória íntima e silenciosa. Guardo teu nome em segredo. Preciso de segredos para viver.

Renasci com MORVAN. Deixei o mundo ordinário. Nada mais me parecia cintilante. Seria capaz de ir a lua com ele. Desejava passar os últimos anos de vida nos seus braços. Conheci-o profundamente, talvez mais do que ninguém. Enxergava a melancolia e a fragilidade mais secretas.

Cuidei dele com ternura. Arquitetei felicidades, inclusive visitar lugares ermos formosos por natureza. A gente amava esses recantos silenciosos, e nos metamorfoseávamos em peixes, pássaros, insetos e árvores que tomam vinho tinto e copulam em qualquer lugar sem ninguém à vista. 

Antonio Nahud por Morvan


Ele, eu, a máquina fotográfica e a beleza do mundo natural. Quase sempre de motocicleta, desbravamos o Rio Grande do Norte e a Paraíba, conhecemos vistas preciosas em boa parte do Nordeste, de cavernas ao Pico do Cabugi, de rios a matas. Sonhamos em juntos investigar o Brasil profundo.

Dezenas de viagens minuciosas. Salvador, Lagoa Encantada, Lençóis, Chapada Diamantina, Ilhéus, Maxaranguape, Boca do Rio, Galinhos, Gargalheira, Pedra da Boca, Martins, Gostoso, Pipa, João Pessoa, Búzios, Extremoz, Una, Cunhaú, e muitas muitas outras. Mil e uma aventuras lúdicas, sem traição, nem mesmo tentação.

O que não podia suportar era aquele estado vulgar das coisas, aquela sufocante apatia que lhes dava um ar de seres que se consomem num lento aniquilamento. Por momentos, parecia esquecer-se de tudo. Mas eis que de repente, a um golpe ou a um ruído, a angústia voltava a obsedar-lhe a alma. Ele não tinha sentidos senão para sofrer e desejar inutilmente. Cansado das suas lutas estéreis, recostara a cabeça e, cerrando os olhos, procurava sufocar o tumultuoso transbordamento do coração.

LÚCIO CARDOSO

antonio nahud e morvan 
em 2010
Bastava andar por aí. Não ter pressa. Cada lugar era um filão. Estar sentado num bar humilde, bebendo água de coco, e depois seguir o fio da meada que podia começar numa palavra, num encontro, no amigo do amigo de uma pessoa com quem acabamos de nos encontrar, e o lugar mais insípido, mais insignificante, transformava-se num espelho do mundo, numa janela aberta para a vida, num teatro da humanidade diante do qual poderíamos deter-nos sem necessidade de ir a mais lugar nenhum. O filão estava exatamente onde nós estávamos. Bastava abrir os olhos.

Em 2011, meu aniversário, 13 de junho, deu-me fotografia emoldurada. Impressionante composição de búzios, líquens, folhas mortas, raízes, sementes, água-viva. Entre a imagem e o vidro de proteção, grãos de areia e conchas do mar, soltos.  Belíssimo. O meu romantismo típico se assanhou de êxtase. No fundo do quadro, ele escreveu em grafite:

Que deste silente objeto
Surjam leves asas
E que estas voem em ti
A poesia que quis
Mas não tive.
Com carinho.
Morvan.

Em parceria, lançamos livros, exposições e a revista “Ícone - Turismo e Cultura no Nordeste”. “A Face Oculta” (dedicada pra mim), “Pequenas Histórias do Delírio Peculiar Humano” (dedicado a ele), “Orbitarium”, “O Livro das Revelações”. Arte planejada, discutida, consagrada em pleno sexo. Recitais poéticos-musicais e festas temáticas. Focado na experimentação, entre 2010 e 2014 o artista registrou em suas lentes imagens intimistas, destacando a majestade e a fragilidade do homem e da natureza.

orbitarium, instalação 
de morvan-nahud
Lutamos por um projeto que não se realizou, a exposição fotográfica “Solipsismos”, representada através de 35 fotografias, instalações e vídeo. De constituição afetiva, objetivava despertar uma reflexão crítica acerca da sua temporada potiguar. Harmônico e impactante. Na instalação “Orbitorium”, 9 fotografias suspensas equilibravam meus poemas, raízes, folhas secas, pedras.

MORVAN anotava versos em pedaços de papel, colocando-os sigilosamente em objetos que eu costumava utilizar. Ao calçar um sapato, encontrei um mimo de Manoel de Barros: “As coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis. Elas querem ser olhadas de azul”. Eu me desmanchei de contentamento. Ele sorriu.

Ao perceber que ele transformava realidades vivas em nulidades moribundas, prudente, dispensava uma hora ou duas, vez em quando, para analisá-lo. Coletei num baú imaginário seus medos e traumas. Guardo dezenas de fotos. Guardo páginas de filosofia clandestina. Conheço-o pelo avesso, observador além do visível, estudei o amado microscopicamente.

Honrado em ter sido seu modelo oficial em centenas de fotografias. Nunca recusei seus convites. Completamente disponível a participar da inquietação fotográfica de MORVAN. Debaixo d`água, desnudo, dançando na praia, árvores, mafioso, série noir, homenagem a poeta Sylvia Plath, torre de igreja, mar, rede, chuva, sol escaldante, madrugada, aurora, árabe, morto, mascarado, intelectual. Autor dos meus melhores retratos. Também seu assistente, eu o ajudava na sugestão de cortes e seleção de imagens.


Numa noite, colou páginas de um velho livro no meu corpo inteiro. A face de fora, o resto colado. A seguir, horas de fotos. Gentilmente, sem que eu pedisse, fotografou minhas manifestações artísticas, de lançamentos de livros ao Título de Cidadão Natalense. Em 2013 ganhamos prêmios, Troféu Cultura RN de Melhor Livro do Ano e Melhor Exposição do Ano. Ficamos bastante felizes. Passamos semanas comemorando a dois. Possivelmente foi o clímax da nossa cumplicidade.

Circulamos por várias cidades nordestinas, de Aracaju a Fortaleza. Nossa arte generosamente divulgada em jornais e blogs, programas de tevê, inclusive em Portugal. Sobre o seu trabalho escrevi “A Alquimia Fotográfica de Morvan”, uma das postagens mais populares deste blog. Perdemos um grande artista! Um olhar arrebatador! Um mestre da luz!

Ele marcou-me com amor e arte. Dois meses realizando pacientemente uma serpente de tampinhas no jardim da nossa casa. Pintou a parede inteira da sala de delicados arabescos cor de abóbora. Colou pedras coloridas no banheiro.

antonio nahud, josé inácio vieira 
de melo e morvan frança
A paisagem era clariciana. Os dois amantes lendo, relendo, matutando. Segundo a moça inominável, exata no seu mundo fragmentado: “Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, esperarei quanto tempo for preciso.”

Mundo redoma de vidro, impregnado com as impressões digitais de algum deus desaparecido. Mundo excêntrico, parecido ao imaginário alucinado de Hieronymus Bosch. Isso vislumbrei num sonho. Tomei essa imagem de empréstimo tão logo acordei e comecei a sentir certo alento existencialista vindo do lugar abençoado onde a nossa arte se recolhia. Do naipe de Rainer Maria Rilke, Samuel Beckett ou Albert Camus.

MORVAN gostava de me dar presentes. Ganhei exótica luminária, versos, raízes, flores secas, pulseiras, desenhos, fotografias, livros, filmes, discos etc. Levavam sua assinatura, sua criatividade, seu jeito de ser. E afeição sincera, suave, discreta. Plantou um maracujazeiro no jardim. Ele cresceu, imenso, dando frutos e flores.

Subimos em um aerogerador no Parque Eólico Rei dos Ventos, em Galinhos, onde ele morreria meses mais adiante. 90 metros de altura. Uma arriscada peripécia. Essas máquinas, dependentes do vento, transformam energia eólica em elétrica.

morvan recitando poemas 
de antonio nahud
Não media palavras para falar de sentimentos e visões, entregando ao amado, de forma aberta, meu pensamento e leitura do mundo. Entre nós, sexo todos os dias. Anos a fio. Às vezes pela manhã e à noite. No chuveiro ou no quintal, na chuva. Não me recordo de brigas ou discussões. Raros desentendimentos. Havia respeito, querer bem.

Ele sentia inesperadas dores de estomago ou de cabeça, gripes, feria-se, queimava-se. Eu o tratava com chás, repouso, massagens, boa alimentação. Neste capricho apaixonado, descobri sua incapacidade para distinguir claramente entre a aparência e a substância, falta de aptidão para o trabalho cotidiano, egoísmo, atitudes desordenadamente infantis e torpor mental (descartando o bom senso).

A montanha muito alta, em cima árvores resistentes, rochas, ventos e nuvens cheias de imagens e cores, eu e ele, e sobre a planície distante as nuvens dissolviam-se e não se via mais do que um mar de céu e de terra desolada que se estreitavam num abraço apaixonado.

O infinito dentro de mim. Ele colaborou profundamente no mais íntimo. Viveu comigo muito tempo. É no infinito misterioso que habitamos Deus… E mesmo despovoado, é ainda o lugar onde tiro força e esperança.


Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.

GUIMARÃES ROSA
“Grande Sertão: Veredas”

Nunca deixamos de nos amar. Numa de suas mensagens, bastante recente, revelou-se: “Escrevo do fim do mundo. É preciso que o saiba. Será que a vida na terra poderia prosseguir sem o nosso amor? Ou será preciso que tudo trema sempre, sempre?”. Profundamente emocionado, não respondi. Desconheço a resposta.

O silêncio sopra poesia. A vida prosaica insiste que é a mais forte; aliás, a vida prosaica é o norte da maioria nessa bússola que nos guia pelos sete mares. Eu, com minhas velas abertas para ventos que não sei bem de onde vem e para onde me levam; ele, com seus remos afundados e seu sorriso irônico, à espera do enigma que, talvez, possa ser um caminho para esse lugar nenhum onde seu deus descansa depois da criação.

Por trás de cada palavra esconde-se a alma, o hálito de ágeis movimentos e o arremate arredio dos olhos que acompanham as linhas na telinha. O mundo se torna um sonho nesses devaneios. Sonho que não sonho, mas que me leva adiante, a um mar sem ondas onde um dia erramos o lugar de nossa fábula-encontro. O que era uma bússola a guiar sonhos, hoje é apenas uma delicada concha talismã, e olhos incômodos em enleios poéticos nesse mar azulado de saudade.

euzner telles, roberta reis, 
antonio nahud e morvan frança
em ilhéus, bahia
Ele morreu em Galinhos, noite (assim acredito, não sei ao certo) de 07 de julho de 2016. Por livre e espontânea decisão maluca. O sepultamento do corpo aconteceu no domingo, 10, no Cemitério Público Nova Esperança, Conjunto Pirangi de Dentro, em Parnamirim (RN), às 10h00 da manhã.

Visitarei sua última moradia em vida. Quero conhecer a casa em que morreu, mergulhar no mar, caminhar descalço na praia em que ele caminhou. À noite, farei fogueira e interpretarei poemas. Será o ritual de despedida, depois da dor que quase mata. 

Como dizer a ele que já não havia tempo para tudo, que não havia tempo para cada coisa preciosa? Eu podia ter dito que o (a)mar ainda é grande, e que talvez eu não conseguisse me livrar da falta de ventos e, sem eles, jamais encontraria qualquer possibilidade de atravessar mares simbólicos. E cada palavra se fazia mais abstrata, e nenhum sopro lírico parecia dar conta das frases, e todos os olhos carregavam olhares suplicantes. Por que insisti em não lhe dizer que ainda o amava? Não penso mais em respostas e, tão logo termine de escrever o que logo será público, volto a abençoar a velha solidão, uma velha saudade, o velho mundo, o único em que ainda posso traçar, em palpitações ternas, sem mágoas, perdoando, um destino de floresta e palavras em flor.

Foi lindo conhecê-lo, MORVAN FRANÇA. Gratidão. Descanse em paz, amado, vá ser estrela no firmamento. Valeu 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015. Obrigado por tudo e desculpa por tudo: das bondades às saudades. Não é novidade pra ninguém que toda escolha é, de alguma maneira, uma troca. É preciso deixar alguma coisa para poder conquistar outra.

Seu “eu é um outro” ainda brilha aqui e acolá em mim. De nada valem as letras que tentam ignorar fantasmas. Talvez aqui espere pela próxima lufada de vento, talvez aqui sejam despertas novas palavras com as quais inventar um novo mundo, no qual vomite o desconforto existencial. Mas tudo isso são conjecturas, como as sensações das palavras-passarinhos de Clarice: “Escrevo-te em desordem, bem sei. Mas é como vivo. Eu só trabalho com achados e perdidos”. Só resta dizer... Eu te amo, MORVAN. Sinto pela partida brutal. E fim. Do seu remetente clariciado. Antonio.

morvan fotografado por antonio nahud 
(ele amava essa foto!)

Se MORVAN FOSSE...

UM LIVRO
“O Lobo da Estepe”
(Der Steppenwolf, 1927)
de Hermann Hesse

UM FILME
“Na Natureza Selvagem”
(Into the Wild, 2007)
de Sean Penn
ou
“Lavoura Arcaica”
(2001)
de Luiz Fernando Carvalho

UM CINEASTA
Andrei Tarkovski

UM ATOR
João Miguel

UMA CANÇÃO
“Aquarius”, do musical “Hair” (1979)
UM CANTOR
Ednardo

UMA CANTORA
Nina Simone

UMA BANDA
Morphine

UMA CIDADE
São João del-Rei (MG)

UM PAÍS
Irlanda


UM ESCRITOR
Clarice Lispector

UM POETA
Fernando Pessoa

UM PERSONAGEM
Hamlet

UM PINTOR
Francis Bacon

UM ARTISTA
Andy Goldsworthy

UMA COR
Cinza

morvan na chapada diamantina 
(foto de antonio nahud)
UM FOTÓGRAFO
Pierre Verger

UM PÁSSARO
Colibri

UM INSETO
Libélula

UM ANIMAL
Dinossauro herbívoro

UMA FLOR
Flor de Maracujá

UMA ÁRVORE
Gameleira


POETIZANDO para MORVAN sob o olhar de HENRI MICHAUX

01
O coração é algodão e silêncio,
disse-me Henri Michaux.
Silêncio que tudo imobiliza.
Silêncio de estrelas.

02
Posso dizer que o êxtase da viagem
ou da beleza ou da arte em cada esquina
me faz bem e os amo Amo as coisas
Amo a história o mistério e o olhar inspirado

03
Que faço eu aqui?
Chamo.
Chamo.
Chamo.
Não sei quem chamo.
Quem chamo não sabe.
Chamo alguém longe,
Alguém perdido longe,
Alguém de outro mundo.
O chamamento espanta-me.
Chamo ainda que seja tarde.

antonio nahud e morvan frança 
em 2014
04
Amor na cidade golpeada pela história
amor encantamento
na ponte de pedra
no sino de bronze, no trem, no gótico
nos personagens que cantam em praças
no rio gordo de mistérios
amor de fio de seda
amor metafísico
amor nostálgico que faz sorrir
amor de larva eletrizada vindo morder à superfície
amor no charme discreto de Lampião
amor em falta pronto para avalanches

05
Aos filmes, aos filmes, aos filmes,
Semelhante à ilusão,
Semelhante ao sonho,
À lágrima vertida, à lua nova
À uma tarde de chuva
À invenções de Oshima e Truffaut
Ao cinema, em qualquer língua,
Sempre.

06
A terra fria é das carícias
do famoso e do ingrato
dos piratas e amantes
com dor ou dinheiro
tudo passa
tantos mortos levam consigo
livro que nunca escreveram
um amor sufocado
e num recanto de pedra
a solidão eterna

no momento em que morvan 
soube que o livro de nahud 
era dedicado pra ele

07
Preciso de arte, e beleza, é a minha saúde.
Preciso de uma cidade inventada,
com bosques de Sintra, luz de Barcelona,
intensidade de Paris e o céu de Natal.
Preciso dos passos ao vento, de um rio fogoso.
Preciso do consumo do silêncio.
A ignorância é sempre dura.
A violência é sempre dura.
A solidão é sempre dura.

Este é o reverso da medalha.
E não há nada a fazer.

08
Aqueles que são o farol-poesia
em torno
desova, isso,
isso desliza, vai, funde
refaz-se
a esperança

09
Rebenta pelos poros.
Em sensações, lâminas, cristal,
em jatos de saudade.
Cheio de floresta.
Cheio de ondulações.
Cheio de borboletas.
Cheio de chuva.
Acalentando o próprio coração.


10
Como se no meio da cidade
Na velocidade
Na saudade
Na maldade à toa
Nessa claridade, tanta coisa boa se desmancha
feito picolé ao sol
E feito picolé ao sol eu quero estar agora
Pra esquecer do mal que tá lá fora
Me esperando pra cobrar a taxa

 11
Esta é a vida, a vida inspirada na beleza.
Se ela desaparece, procuro-me.

12
Aquele que meu coração ama
não encontra em lado algum
o incenso que de meus olhos rompe
ensinando a enxergar o indócil bem-querer
sabe que para todas as distâncias
há aves enlouquecendo de nostalgia
e a emoção entre os seus dedos ausentes
é a espada que os reis ungiam
enfrentando a ameaça das noites
em que tudo acorda


13
Vai sem mim, vida minha, vai.
Caminha invisível,
Até o outro lado da chuva.
E eu danço à beleza.
E assim digo adeus.
Nunca o persegui.

Não vejo bem o que existe em dádivas.
O pouco que desejo, nunca me traz.
Por causa desta falta aspirei a tanto.
A tantas coisas, ao infinito quase.
Por causa deste pouco que falta,
do pouco que nunca foi capaz de trazer.

14
Há, quase sempre,
uma voz a murmurar
por detrás
de outra voz

Há a realidade prateada
um berro dentro de mim
saudade medonha
um viver-desvivendo

Lá fora, constelações íntimas,
a luz solar, o sem nome
a palavra-passarinho
fagulhas no texto

Esta tarde reparei
o tempo no corpo
esperando e recordando

GALERIA de FOTOS


morvan por antonio nahud
LUCIANA OLIVEIRA entrevista
MORVAN FRANÇA e ANTONIO NAHUD
no PROGRAMA VIRTUALL


ÚLTIMA FOTOGRAFIA de MORVAN
Galinhos (RN), junho de 2016

80 comentários:

Rosemary Nasser disse...

Que beleza! Tô emocionada. Amor lindo... Parabéns pelo texto perfeito e belas fotos.

Washington Gomes disse...

Perfeito...

Aleselma Pereira disse...

Junior, querido! Li, com emoção, o seu texto. Amei. Chorei. Emocionante a descrição da sua relação com o mancebo que partiu!
Acredito que esse post foi uma catarse.
Abraços solidários!

MEmilia Wanderley disse...

"Eu amo tudo que foi / tudo o que já não é " (Fernando Pessoa)

Renata Poniewierska disse...


Belo texto tirado do coração e alma!

Arthur Hoffmann disse...

Belos companheiros!

Alice Dias disse...

Você tem o dom de captar nossos sentimentos e transformá-los em palavras. Linda crônica, como todas que você escreve!

Maria Aparecida disse...

Que lindo. ...... iluminado ........ está no paraíso. .......... aguardando ..

Bettina Mueller disse...

Um homem bom a menos, um talento a menos, um ser de luz a menos. Muito triste...

Maria Aparecida disse...

Me sinto tão triste ......quando leio suas pastagem. .. sobre. .... haaa.... vem tempo. .

Wilma Regina Ciasca disse...

Vamos nos desprendendo da vida mais facilmente, quando o desejo de reencontrar entes muito queridos, que partiram, nos impele a segui-los.....
Mas o amor nos persegue até o fim e vamos aos tropeços cruzando outras vidas...
Que ele esteja em paz e que Deus suavize seu pranto, Antonio!

Jean Guilherme Paixão disse...

Amor e dor. Saudade e arte. Tristeza e criatividade. Profundidade e paixão. Existe essa conexão. Muito, muito bem!!

Italo Trindade disse...

No meu ponto de vista esse rapaz nao fez tao bem a voce... Desejo pra vc. mais e melhores amores!!! Bjs IT.

Theo Temistocles disse...

Um grande artista. Um grande amor. Vcs tiveram seus momentos de felicidade. Pq a vida é feita de momentos felizes.

Ana Virginia Santiago disse...

Com o tempo você pacificará sua dor e suas saudades. Tudo é infinito, amigo Menino Cigano. Sofra, enlouqueça de saudades até tudo ser transformado em serenidade de alma.

Alice Dias disse...

No dia q eu conseguir traduzir em palavras os meus sentimentos, da forma como vc faz (se isso um dia acontecer), serei mais feliz!
Concordo plenamente com o texto! Lindo! Amor pra mim são momentos mágicos de serenidade e contentamento, silêncios sagrados. Bjos

Monica Mac Dowell disse...

Belíssimo texto, Antonio Nahud II! Relato maravilhoso com texto, fotos poema e muito amor.

Jean Guilherme Paixão disse...

Esse último final de semana tive uma conversa entre amigos sobre exatamente isso: a partida de gente que a gente ama! Antonio sou seu fã, você põe no papel detalhes tão íntimos de tantas mil vidas. Coisas que não contamos nem a nós mesmos. Você é demais, parabéns pelo comovente post no blog.

Anna C. Porto disse...

Linda carta de despedida! Amor intenso e profundo!

Luciana Oliveira disse...

Com tanto amor, com tanta dor se vai um grande amor.
Que deixou uma linda história de amor, que mesmo causando dor não deixou de ser amor.
E assim se foi e com ele levou a sua dor e seu amor.

Vera Rabelo disse...

Que lindo, amigo! O amor é eterno.

Alice Dias disse...

Os escritores são criaturas divinas que conseguem traduzir em palavras aquilo que a grande maioria nem pensa em conseguir. Tocam o amor com a delicadeza dos dedos. Tocam a plena felicidade finalmente decodificada. Você é uma dessas criaturas divinas. Parabéns.

Arthur Hoffmann disse...

Fiquei com lágrimas nos olhos. Texto muito sincero e comovente.

João Antonio Vale disse...

Meus sentimentos amigo, fiquei chocado era um menino do bem 😢

Unknown disse...

Obrigada por mais um momento de despedida do nosso amigo. Que ele descanse em paz e que nos encontremos, quem sabe. Que a sua arte encante a outros, em outros lugares, em outras vidas. Um beijo.

JIVM disse...

Nahud, meu mano, seu Amor por Morvan atinge em cheio nossas emoções e, por certo, permanece na essência do Morvan, sendo mesmo parte fundamental do que atravessará os tempos, para além da eternidade, e continuará sendo um gesto, uma paisagem, um sopro, uma expressão, algo que será sempre o Morvan. Nahud, meu mano, Amor não tem fim. Abraços.

JIVM

Jacy Sande disse...

Uma bela história!Daria um belo filme!

Iracema Macedo disse...

Me comoveu.

Brunno Inácio disse...

Poxa... palavras não são suficientes pra dizer o quão rico e lindo é o texto, todos nós sentimos a grande perda, mas vc deve ter sido quem mais sentiu, de todos nós, meus sinceros pêsames um abraço! 😢 Fica com Deus meu amigo

Wédia Silva disse...

Tudo que você faz é lindo,e eu entendo sua dor.você é uma pessoa maravilhosa e tenho certeza de que Deus te ilumina e sempre vai estar con você beijos amigo.

Washington Gomes disse...

Seu trabalho é perfeito. Parabéns!!!! Leio sempre.

Neuzamaria Kerner disse...

Quase sem palavras, meu amigo querido. Só posso dizer que valeu a pena porque a alma de vocês não foi pequena assim como o amor que um dia os uniu. Ele continua vivo, creia, só que em outro plano e vocês podem se encontrar nos sonhos e quando estiverem juntos de novo na patria espiritual.

Washington Gomes disse...

Você consegue traduzir o amor em cada linha..sou seu fã.

Roberta Costa Reis disse...

Saudades!!!!

Ana Virginia Santiago disse...

Não me canso de ler e reler...E que dor beber suas palavras, remoer sentimentos(talvez) parecidos de forma visceral...Que alegria ler, reler, constatar a profunda e pura forna de amar , Antônio Antonio Nahud! Como é bom ler você, viver e beber sua escritura poética mesmo que gritando - de forma dilacerada- a dor da morte e da saudade. Beijo em sua alma, Menino Cigano!

Luciana Oliveira disse...

Linnndos.

Arthur Hoffmann disse...

Que texto maravilhoso. Aliás, maravilhoso como sempre!! Um abraço caloroso e toda minha gratidão. O seu blog é especial.

Rosélia Baracho disse...

Aqui em Galinhos foi importante como professor, ajudou muito no colégio, os alunos o elogiava. uma pessoa muito educada. admirado por muitos

Rivania Carlos disse...

Obg realmente intrigador tal acontecimento uma pena ter sido poucos os momentos em que tive o prazer de sua companhia mas com certeza guardarei em minhas lembranças como algo que valeu muito a pena ter conhecido foi um imenso prazer a oportunidade que Deus me deu de ter conhecido pessoa como tal que Deus abençoe a família e amigos

Bernadete Silva disse...

Lindo lindo este texto! !@que privilégio meu poder ler e interiorizar estas palavras! !!

Luduvice José disse...

NAHUD, você tem a sutileza dos apaixonados e a clarividência dos que morejam nas experiências que passam sempre pelo seu olhar aquilinamente educado e educado. Deus lhe abençoe pelo banho poético que você propicia!!!!

Bete Nunes disse...

Lindo de se ler, e de sentir . Acho que mores assim não são deste mundo. Não sei como se separaram, mas nota-se que foi só fisicamente.
Sobre video, não consegui ouvir o som das suas vozes.

Francisco Weliton Souza disse...

Belíssimo texto!! Parabéns!! Amor é tudo e mais um pouco.

Carolina Baldi disse...


Um belo texto sobre o amor, na sua mais variada forma. Perfeito como sempre. Impossível não amar a sua escrita. e

Unknown disse...

Morvan? O que dizer sobre....
Gênio, artista, prodígio, um ser humano que estava muito à frente de nós deste século.
Como primeiro amigo de colégio em 1999 foi uma pessoa muito especial para mim e acredito, para muita gente. Minha experiência com Morvan é que foi uma das pessoas mais fáceis, fascinante e incrível em fazer arte. Seu jeito ranzinza e às vezes caótico (rs...) fazia com que tudo que tocava se transformava em arte! Definitivamente, um gênio! Tinha esta arte “científica” de amor pelos desenhos, fotografias, quadros, música. Lembro que em tempos de colégio ele não funcionava na mesma órbita que os demais, por isso era genial!
Deixo aqui minha singela homenagem a alguém que sempre fui fã!
Espero um dia poder encontra-lo novamente, meu amigo, para filosofarmos e compartilhar dos teus mágicos desenhos!

Rosa Virgínia Carneiro de Castro disse...

Morvan era lindo, continua sendo! O olhar é infinitamente repleto de estrelas! O amor é eterno... Seu texto é maravilhoso! Meu abraço e meu olhar em gratidão às estrelas...

Ana Nogueira disse...

Emocionante homenagem. Realmente , não separamos, apenas estamos em planos diferentes dos nossos entes queridos. Uns partem para Pátria Espuritual antes de nos.

Cida Santtana disse...

Luz!!!

Annailde Soares disse...

Chorando.

Alexander Aravena disse...

Muita luz para os dois.

Clara Maia disse...

Reviver um entre querido é dar-lhe a merecida eternidade...🌺
Hoje é Estrela brilhante vivendo noutro plano.
MUITA LUZ🙏

Dayse Michelle Albuquerque disse...

Que lindo! Triste ver alguém tão jovem e talentoso partir assim! Suas palavras são tão doces e sublimes que até mesmo a dor de uma partida tão prematura se torna poesia. Meus pêsames, minha admiração.

U Tal DO João disse...

Gostei da sua evolução Antonio Júnior, evolução do nome e da visão ampla da vida no campo literário, material e espiritual. Bem, A BELEZA continua a mesma.

Rita Atir Guedes disse...

Linda homenagem!

Alice von Randow disse...

Tá recente...deve te doer muito ainda né? Mas o amor verdadeiro nunca morre! Lindas palavras. Lindo gesto de amor.

Mercia Bezerra disse...

Sei da dor, sei do amor, sei da saudade, sei, sei, sei.... Sei que não sabemos de nada, não sabemos do amanhã, graças a Deus. Por isso, vivamos um dia de cada vez, intensamente!
Viva essa homenagem e todas outras, como sempre fez....

Ana Virginia Santiago disse...

Texto lindo. Como sempre, emocionou-me, Menino!

Regina Ivo Moradei disse...

Eres uma fera, um diamante. Admiro-te! Abç carinhoso.

Marizélia Ribeiro disse...

Que linda lembrança.

Neuzamaria Kerner disse...

Ta no céu!

Zezé Bezerra disse...

🍸, triste e emocionante!

Siomara Mendes Gouveia De Souza Silva disse...

Belissima homenagem!

Washington Gomes disse...

Meu poeta, essa linhas e texto foram escritos com a caneta do seu coração..Linda homenagem para alguém que lhe foi muito caro...

Alice Dias disse...

Amo, amo, amo. Cada uma de suas linhas, poeta, é uma viagem para dentro de um universo único e mágico. Para dentro de nós mesmos. A estrada de seus textos é sempre uma grata surpresa, super querida. Obrigada.

Anna Karlla Fontes disse...

Fiquei emocionada, não o conhecia...Que linda homenagem,

Tatiana Guimarães Cruz disse...

Quanto sentimento, que amor verdadeiro e simples.
Como vcs se completavam.
Me emocionei ao ler tudo que você viveu e compartilhou.
Homenagem linda e amor profundo.
Continue amando a vida e saiba o que vocês viveram poucos irão viver.
Alma linda 😚😚😚

Maria Cristina Silva de Oliveira disse...

Quase certo que ele voltará Antonio Nahud. Nossas preces por sua paz.

Ana Nogueira disse...

Quanta sensibilidade! Emocionante.

Malu Macedo disse...

Texto emocionado e sensível e fotos espetaculares!!!

Arthur Cardenes disse...

Lindo e emocionante texto.

Rita Maynart disse...

Lindo texto, Poeta, qto lirismo! O amor tem dessas coisas... É tanta poesia!!!

Maria Jose Saffi Boso disse...

Que muita Luz envolva o Morvan ! Acompanho mensalmente seus textos sobre Morvan , todos lindos . Muita Paz para vc .

Goya Pessoa disse...

Encantada!

Nathy Passos disse...

Que belo texto..que emoção..tanto anor...tanto amar...

Heloisa Helena Lima Dias LS disse...

Vc é. Especial.......

Fernando Faria disse...

Deus os abençoe!

Diógenes Santana disse...

Maravilha de relato. Me emocionou profundamente. Morvan foi meu colega de universidade. Uma figura do bem. Paz para a sua alma.

Fernando Hentz disse...

Que maravilha! Que comovente história de amor!

LUANA OLIVEIRA disse...

Texto maravilhoso. Me emocionei profundamente. Li e reli. Saudades do Morvan, era um ser do bem, misterioso, incompreendido. Faz falta.

O Mascador disse...

Há, como posso dizer... Ele era o "espelho do meu futuro".
Pode parecer estranho. Talvez esse nunca desconfiou, mas eu carregava o mesmo fardo que ele. Porém, eu não tentei subverter a ordem natural das coisas. Só dei tempo ao tempo.
Coisa que ele nunca soube lidar.
Lembro de vários fatos, mas um que achei curioso foi a impaciência dele de ir cortar o cabelo.
No caso, ele buscava um lugar para aparar o cabelo.
Descreverei o clima do dia:
- fazia sol e o ar parecia meio "abafado".
- era verão, ou seja, do nada chovia.
Continuando:
Nesse dia eu que o admirava, mas não sexualmente falando. Admirava o seu jeito de parecer ser elegante, inteligente, etc.
Me lembro que ele andava super empinado e deixava um breve ar de ambiguidade ao andar. Não parecia que ele queria ser feminino nem masculino. Era um jeito único.
Por mais engraçado que seja nesse dia eu adotei o modo dele de andar. Isso, pois acreditava que se fizesse como ele talvez conseguiria trilhar caminhos semelhantes. kkkkk
Quando ele decidiu sair em "busca do barbeiro/cabelereiro", eu que também precisava cortar o cabelo aproveitei e o acompanhei. Isso foi bom, pois o meu contato com ele era muito escasso. Quase nunca surgia um assunto que ambos gostasse. Era bem distante e frio o nosso relacionamento. Parecia que nem pertencíamos a mesma família.
Em fim, ao esperarmos lá no cabelereiro na fila enorme que havia. Eu percebi que ele não conseguia esperar se quer 30 minutos sem ficar inquieto ou nervoso por ter que esperar. Achei muito estranho.
Ele pegou e me disse:" ou eu não vou ficar aqui esperando não, vou nesse salão do lado, vc vai ficar mesmo ai?!"
Dai eu disse: " vou, nem passou 1h e esse do lado não é muito bom e eu acho ele porco".
Morvan: "tá".
E tipo, pegou e saiu. Andando...

Não sei vocês, mas eu fiquei assim... Ele não vai tentar me convencer?! Sei lá me fazer entender que não compensa, mas o que era mais tenso é que ele nem se quer se importava. Contudo, na época eu não tinha percebido isso. E fiquei meio que desolado e fui atrás dele.
Chegando no Salão:
O cara cortou o cabelo dele super rápido.
Em seguida veio cortar o meu. Foi horrível... O cara cortou meu cabelo todo torto. E para piorar o do Morvan ficou perfeito. Só o meu que ficou todo cagado.

Dai pode parecer que ele esperou e tals, mas não... No meio do corte o Morvan fala: " vc tem dinheiro ai?!
Dai eu disse: " tenho, mas pq?!"
Morvan: "Eu estou sem trocado e estou com fome. Quero comprar umas coxinhas".
Dai na maior boa vontade eu dei 5 reais, mas dai pensei. Nossa... 5 reais não dá para nada.
E falei, ou pega mais 20.
A resposta foi meio engraçada: "eu tenho dinheiro, só não tenho trocado".
Foi tenso... Fiquei meio sem entender o pq da raiva dele. Quase sempre que eu conversava com ele notava que ele sempre estava com raiva. Parecia se sentir incomodado com algo o tempo todo.
Esse dia foi muito longo, andamos longas distâncias, conversamos, falamos um monte de coisa doida e no meio disso ele me disse: " há sei lá se um dia eu morrer, eu não quero que as pessoas deixem de viver suas vidas e fiquem se lamentando por mim. Seria muito triste se isso acontecesse". Tentei argumentar, mas ele não ligou. E logo começou a falar de livros. E eu fui ficando entediado...

Caso por um acaso aleatório alguém leia esse comentário, eu sou um dos muitos primos que rangeram e se desgastaram com os anos ao não ter notado que o Morvan sofria em segredo e quase sempre tinha nojo de não se auto entender.

Hoje, ainda não entendo o pq de se matar. Se morrer fosse tão libertador deveria ser bonito, mas o fim é feio e escroto. Quase sempre...