julho 12, 2024

.................................. FRONTEIRAS do PENSAMENTO: a BONDADE

 

“A bondade em palavras cria confiança;
a bondade em pensamento cria profundidade;
a bondade em dádiva cria amor.”
LAO-TSÉ
(604-517 a.C. Reino de Chu / China)
 
“Os fatos devem provar a bondade das palavras.”
SÊNECA
(4 a.C. – 65. Córdoba / Espanha)
 
Ilustrações:
DORIAN GRAY CALDAS
(1930 – 2017. Natal, Rio Grande do Norte / Brasil)

 
 
O mal não é sobrenatural ou algum tipo de aberração horrível, mas apenas uma pessoa comum com valores equivocados. Com uma maturidade de ermitão, eu observo com pesar o esquizofrênico espetáculo social. Acredito que a humanidade está decaída. Seus corações e suas mentes voltados para a indiferença e a futilidade. No passado, meus afetos superavam as ideologias. Hoje, talvez não seja assim. Não saberia confiar em esquerdistas cujos valores desprezam família, pátria, honestidade, religião e liberdade individual. Não saberia confiar em quem é a favor do aborto e das drogas. E amizade é confiança.
 
Não há dúvida, a esquerda faz parte do cartel do mal, das trevas. Ela conspira para impor a agenda do controle social, da sexualidade, da linguagem, da natalidade e da imigração. Ser esquerdista, na real, é ser defensor de atitudes corruptas e viciadas, numa afronta insensata e imoral contra a família, a sociedade e o país. A adoção de políticas que fragilizam a família, a ordem natural, o Brasil e a economia, é preocupante. A existência de políticos com o perfil do presidente Nove Dedos da Silva, do incendiário Boulos, do histérico Randolfe ou do pilantra Janones, entre outros, é motivo de vergonha para gente decente. Seus eleitores se refugiam na alienação para não encarar a mediocridade de suas vidas.
 
Num todo, muitos estão completamente embriagados de vazio e, nas sarjetas consumistas da vida sem eira nem beira que levam, esqueceram conceitos honrados. Por isso, ao observar a ralé que nos governa e até à ralé que não nos governa, mas nos manipula ou tenta, pergunto: quando foi que desistiram de ser uma pessoa boa? Por algum motivo, tanto na esfera pública quanto na privada, desistiram de serem pessoas boas. Mais do que isso, acredito que a ideia de ser uma pessoa boa hoje em dia se tornou um obstáculo para a vida cotidiana. Porque parece que o mundo assim exige. Não à toa, o bom é visto como um otário.
 
Lamento que a nobre aspiração à bondade tenha, de fato, se tornado ridícula, ao passo que a maldade, a perseguição e o desamor são vistos como o caminho normal e seguro daqueles que almejam curtidas. Apesar das decepções, ainda não se apagou em mim a luz dos valores virtuosos nem a pretensão do itinerário sentimental e artístico. Identifico-me com o povo conservador, que se veste de verde-amarelo em atos pacíficos. É gente que não se interessa por sindicato, não passa pano na corrupção, não enxerga compostura na ditadura do socialismo-comunismo. Direita é antissistema, é populismo virtuoso, é democracia, é lei natural e é família - tudo junto.
 
Converso com Cristo e o Anjo da Guarda todas as noites. A fé cristã é uma brisa leve sob cujo frondoso frescor floresce e enraíza a semente da razão. Aprendi muito com o cristianismo e nada impede que continue me beneficiando de seu estímulo. Com fé, enxergo uma ampla imagem do mundo e contribuo para o bem estar social. Por todas as vezes em que, reconheço, troquei a bondade mais difícil pela maldade mais conveniente. E não foram poucas as ocasiões... Errei, falhei, fracassei. Teimosamente, porém, jamais desisti de ser bom – ainda que tenha que pagar um preço alto por isso, cancelado como o vilão da história ou vivendo eternamente sozinho em um castelo imaginário. 
 

dorian gray caldas e antonio nahud


22 comentários:

Leda Luiza Bottega Fenzke disse...


Perfeito Antônio Nahud !
Ultimamente tenho feito muito isso conversar com Deus e os e anjos Arcanjos..
Isso me faz ficar mal leve meu caminhar diariamente ..
Minha gratidão a Deus infinitamente.
Abraço Antônio tamojunto. .

Carla Ferreira disse...


Profundo!!!

Cyntia Goulart disse...


Simplesmente P E R F E I T O !!!❤️

Angélica Bonfim disse...


Belo texto, e necessário júnior!!

Maria Regina Veloso disse...


👏👏👏Ótimo texto!

Mercedes Bogo disse...


Antônio, concordo com suas palavras. Obrigada por existir, persistir em sua linda caminhada sempre para o bem! Sua fé, força, persistência, fortalece e trás força na luta pelo bem! Que Deus te abençoe com muita saúde e paz! 🙏♥️

Ivonete Monteiro disse...


Salvando. E sentindo. E pensando.
E como nos alegra, enternece e encoraja VER que há pessoas como você.

Rita Muniz Calumby disse...


Perfeito Antonio Nahud👏👏👏👏, quero compartilhar

Patrice Canto disse...


As pessoas desistem de ser boas pessoas qdo se deixam contaminar pela ideologia maniqueísta esquerdista. Elas, simplesmente, perdem a capacidade de avaliação do que é o Bem e o Mal. É como se fosse uma doença que afeta as mentes mais frágeis e as personalidades mais fracas.

Mariza Silveira disse...


Amei!!!

Marília Menezes disse...


Amei. Parabéns.

Arthur Cardenes disse...


Perfeitamente perfeito!!!👏👏👏

Teresa Garcia Gonçalves disse...


Penso e sinto como você, amigo! Dá uma tristeza muito grande ter que aceitar tanta ignomínia vinda de quem ocupa os mais altos cargos de uma nação gigantesca e com um potencial de riquezas incomensuráveis... No entanto, continuemos com os nossos valores de patriotas, de cristãos e conservadores sim, graças a Deus!
E viva a liberdade, principalmente a de expressão (se é que ainda a temos)...

Nica Bischoff disse...


Muitíssimo boa tua dissertação se expondo , se analisando. Coisa que muitos deveriam fazê-lo. Mas cada um tem seu Livre Arbítrio e ainda não chegaram neste ponto.Agradeca a Deus ! Só que já estamos na separação do joio e do trigo e muitos ficarão para trás....

Amélia França disse...


Sinto uma sensação horrível. Também fazendo orações para Deus soprar sobre a terra o amor principalmente nos políticos da esquerda c o poder nas mãos até 2026. Também percebo q essa ideológia anula um lado do cérebro ou coloca uma viseira nas pessoas q tem fé nessas pessoas.

Rosy Miguel Barbosa disse...


Perfeito, Nahud! Estamos juntos!😘

Lurdinha Teles disse...

Ainda bem ,que você existe com essa capacidade de reflexão,com tanto brilho no raciocínio e nas palavras. Penso como você e aprendo com você. A fé e a oração me norteiam,e me dão esperanças. Grande abraço,Junior!😘

Anônimo disse...

Ninguém nasce bom ou ruim. Todos tem o livre arbítrio. Quando se tem uma boa formação familiar,religiosa,e espiritual, é muito difícil errar. Infizmente temos uns políticos que os seus conceitos são de ideologia doutrinação,poder e destruição. O mundo está doente, o povo não sabe mais o que é ser solidário, amor ao próximo. BOMDADE ESTÁ EM EXTINÇÃO!! Nós temos que resistir, para quem sabe, consigamos ensinar para essa geração de perdidos um pouco de BONDADE.

13 de Julho 2024. 16:20

Mary Ferreira disse...


Impecavel crônica, parabéns!!

Arthur Cardenes disse...


Perfeito!!👏👏👏👏👏

Ana Maria Moreira disse...


Juntos somos mais fortes!

Ivonete Monteiro disse...


Tive a alegria de conhecer o Artista Sr. Dorian Gray Caldas,por Natal. A crônica já se apresenta bela!