Qualquer que seja a substância
das almas,
a minha e a dele são feitas da mesma coisa.
EMILY BRONTE
EU e O MORRO dos VENTOS UIVANTES
quadro “Indique um Livro” - “Programa Virtuall”
Único
romance escrito por Emily Brontë (1818 - 1848. Thornton, West Yorkshire / Reino Unido), lançado em 1847. Considerado um clássico da
literatura. Li, pela primeira vez, quando tinha uns 13 anos de idade e mudou
minha percepção quanto à literatura. Ele me despertou definitivamente o gosto
pela escrita. Conta uma
história de amor amaldiçoado e de vingança, uma intensa e inesquecível história
de amor. Sua estrutura dramática resulta do choque de vontades, através de uma
rica mistura de romantismo e realismo, transbordando de paixão, turbulência e
misticismo. O MORRO dos
VENTOS UIVANTES já foi adaptado mais de
vinte vezes para o cinema, rádio e TV. É um dos meus romances preferidos. Eu me
vi em Heathcliff, eu sou Heathcliff. Caminho pela vida possuído pelo “amor
intenso e inesquecível”. Capaz de morrer por ele. Desde menino.
34 comentários:
Li o Morro dos Ventos Uivantes aos 18 anos ,adorei...como adorei sua indicação. Ah! Parabéns , seu vídeo está fantástico!!!
Indico O Tempo e o Vento, de Érico Verissimo.
Muito bom!!!!
Amei o vídeo , li O Morro dos Ventos Uivantes na minha adolescência , fiquei muito impactada , ainda tenho meu exemplar , já muito gasto , eu ganhei quando fazia o ginásio um exemplar compacto de Os Miseráveis de Victor Hugo , depois consegui comprar a obra completa , composta por dois volumes , recomendo muito .
Paixão intensa que o leva a ser cruel com todos os que o rodeiam. Sofrido contido, intenso ! mesmo com a Cathy. O final é arrebatador!
Li muitas vezes esse livro tanto em português quanto no original e vi diversas versões do filme. Ele sempre me encanta! Dos romances é um dos meus favoritos!
Gostei ,o novo perfil dos comentários. Sucesso amigo !!!
Amo esse livro!!! Li aos 13 anos também
Muito bom esse livro eu não conseguia parar a leitura. O teu vídeo que show!!
Show
INDICO 100 ANOS DE SOLIDÃO DE GABRIEL GARCIA
Li na minha juventude. Eu imaginava os lugares, os personagens.
Que delícia de vídeo!
Considero seus textos, aqueles com os quais tive contato através do Face, muito bons tanto na forma como no conteúdo.
Há muito observo que quem escreve bem, não necessariamente é bom na expressão oral. Falar bem é para poucos. Adorei descobrir que você não se insere nessa tendência. Neste vídeo você passa naturalidade, objetividade, consistência, sensibilidade, elegância e acima de tudo: CARISMA!
Parabéns!
Vou ficar aqui aguardando o próximo vídeo!
Um dos clássicos que já li e recomendo, foi Éramos Seis, de Eça de Queiroz.
Li há muitos anos atrás, mas reler será prazeroso.
Lindo
Amei o vídeo e sua camisa é nota dez, liiiinnnnda!!!
Para quem gosta de contos como eu, recomendo "Vida querida", da escritora Alice Munro, que foi Prêmio Nobel de Literatura em 2013. Quem ler, vai se encantar. Pode apostar!
Que vídeo lindo, poeta! Amei o charme e a voz sensual.
Lindo, show seu vídeo. Tanto quanto os seus textos.. Parabéns pela iniciativa e criatividade do quadro "Indique um Livro" -"Programa Virtual"
Bjs.
Li e assisti o filme...
O Perfume , ih, esqueci o nome do autor...ajuda aí
Antonio Nahud (Júnior), sua inclinação literária era evidente, desde as primeiras aparições no vídeo até o posicionamento de vida. Parabéns. abs
Eu.amo esse livro Não há como não ficar incuravelmente apaixonado depois de le_ lo
muito bacana, vou passar para meus alunos! paz
Já li e já assisti ao filme, ainda quando eu era adolescente. Com seu comentário, porém, fiquei entusiasmada pra reler o romance e rever o filme...Obrigada pelo incentivo. Saiba que seu amor pela literatura e pelo cinema enriquece cada vez mais seus amigos leitores do facebook. Abraço.
Continue fazendo este vídeos, amei!
Também li O morro dos ventos uivantes, na adolescência, é me marcou. Mais na frente, li Cem anos de solidão, impressionante.
CEM ANOS DE SOLIDÃO.Posso indicar outro?O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO,(Saramago)
O Morro dos Ventos Uivantes,ele não é apenas o retrato do amor terno, suave, pueril, diafanamente sentido como o único lado da moeda que o mundo conhece; ele é tb o amor visceral, cru e cruel, com emoções fervilhantes e pulsantes, e de uma maneira tão drástica que faz crer que o protagonista masculino - no caso o Heathcliff - é ao mesmo tempo o mocinho-galã e o vilão da própria história; Quando vc lê esse livro, não tem como vc ficar apenas na posição de testemunha, leitor; vc entra na história, vc vive o drama, vc recebe de cada palavra lida as sensações do efeito de cada ação, de cada sentimento das personagens etc. Vc acaba se tornando tb uma personagem no livro, mas fora das páginas dele, porém, dentro de toda a história. Brontê lançou esse livro no momento certo. O sec. XIX foi o momento em que a luz da razão foi descortinada. A verdade se impunha, a ciência imperava substancialmente; era o positivismo de Comte; era tb o retrato do homem (humanidade) como ele realmente era, defeitos e qualidades, não cabia mais o homem romanticamente idealizado, mas o real. E Heathcliff é a descrição exata deste homem. Emily Brontê trouxe essa verdade à tona da maneira mais real que ela conheceu e viveu. Os Ventos Uivantes é um dos romances mais relevantes para quem quer conhecer a natureza humana como ela realmente é! Um antigo e distante amigo meu, uma vez me disse sobre o amor, que eu acho que tem muito a ver com o amor descrito neste livro. Ele me disse: "Maynart, o amor é cru e mtas vezes cruel, pq ele não ama, ele não possui esse poder pq ele já é o amor; só quem pode amar é o ódio. O amor só pode odiar, como o ódio tb só tem o poder de amar, ele não pode odiar pq já é o próprio ódio. É por isso que amor e ódio são as duas faces de uma mesma moeda." Quando o meu amigo me disse isso, há longo, longo, longo tempo, imediatamente me lembrei do livro O Morro dos Ventos Uivantes. Parabéns, Nahud, é uma excelente sugestão!
Eu li 3 vezes
Acho que tem mais de 40 anos que li PAPILLON marcou muito
Acabei de ver teu vídeo adorei assisti o filme quando era adolescente lá em Curitiba
Tenho este livro. No início eu achei um tanto entediante, mas sou teimosa e continuei a ler. Me encantei pela história.
Postar um comentário